Projeto de "leva" crianças a museus de todo o mundo bate marca significativa

Experimente Cultura terá novos destinos, mais tecnologia e ainda premiará professor com viagem - Foto: Divulgação

Educação
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de levar mais de 28 mil crianças de escolas do Rio de Janeiro para visitar e experimentar Museus da cidade e internacionais, através de visitas remotas – até com uso de realidade virtual, o projeto Experimente Cultura inicia sua temporada 2024 com uma grande novidade: levará um professor para uma viagem gratuitamente, com destino a ser escolhido pelo ‘ganhador’. O docente precisa se inscrever no site experimentecultura.com.br e criar um plano de aula com temas relacionados aos mais de 30 museus parceiros do projeto. Buenos Aires, na Argentina, Santiago, no Chile, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte serão as escolhas possíveis.

O Experimente Cultura entra em mais um ano com expectativa de atender a cerca de cinco mil alunos. Ao todo, serão 30 museus disponíveis, entre visitas presenciais e onlines, entre eles o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu da Vida, Museu Afro Brasil, em São Paulo, Museu do Louvre, na França, o Guggenheim de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Tate Museum, de Londres, na Inglaterra, Museu de Antropologia do México, Museu Van Gogh, em Amsterdam, entre outros. As escolas que tenham interesse em participar do projeto podem se inscrever gratuitamente no site experimentecultura.com.br até o dia 30 de junho.

“Teremos uma temporada recheada de novidades. Não nos afastamos de nossa essência, que é promover a inclusão cultural, oferecendo o acesso de crianças e jovens em vulnerabilidade a Museus de todo o mundo. Além de premiar um professor, nosso grande parceiro ao longo desses anos, com uma viagem, conseguimos trazer novos roteiros para o projeto, novas visitas interativas e conteúdos em realidade virtual de quatro países diferentes (Estados Unidos, Japão, Egito e México). Estamos muito felizes com a continuidade do projeto e da crescente aceitação que vemos no início de cada ano”, afirmou Renata Prado, curadora do Experimente Cultura.

Aulas de engajamento
Ainda no portal experimentecultura.com.br, o professor terá a sua disposição uma série de materiais para utilizar com suas turmas, inclusive planos de aulas construídos por outros educadores. Com isso, o Experimente pretende estimular professores a engajarem seus alunos em temas culturais voltados a museus pelo Brasil e pelo mundo. Cada atividade gerará uma pontuação e aquele que somar mais pontos até o dia 12 de outubro ganhará a viagem com acompanhante, podendo escolher entre cinco destinos culturais. O vencedor pode escolher ainda se permanece mais dias na viagem, caso opte por ir sozinho. O resultado será divulgado no dia 15 de outubro, dia do professor.

O ‘professor viajante’ terá oportunidade de visitar os maiores museus do destino que escolher. Caso opte pela Argentina, poderá visitar o MALBA, Museu Nacional de Belas Artes e fazer um City Tour. No Chile, o Museu Nacional de História Natural, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos e também um City Tour. Em Salvador, na Bahia, o Museu de Arte Moderna, a Cidade da Música e um City Tour. Em São Paulo, o Museu Afro Brasil, a Pinacoteca, o Museu da Lingua Portuguesa e o MASP. Em Belo Horizonte, em Minas Gerais, Inhotim, o Museu de Artes e Ofícios e o Memorial Mineiro.