O programa apoia estudantes negros brasileiros em sua trajetória acadêmica internacional nas áreas de STEM (sigla na língua inglesa para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
A iniciativa é do Fundo Baobá para Equidade Racial. com apoio da B3 Social, uma associação sem fins lucrativos, responsável pela atuação social da B3, voltada à redução de desigualdades sociais no Brasil.
Nesta edição, o Black STEM oferece a pessoas negras (autodeclaradas pretas ou pardas), três bolsas complementares de R$ 35 mil, como forma de contribuir para a permanência de estudantes negros em universidades fora do Brasil. O valor servirá para cobrir despesas anuais de permanência, como moradia, transporte, alimentação, materiais acadêmicos e mensalidades.Os selecionados terão acesso a mentorias individuais e coletivas, acompanhamento psicológico, conexão com lideranças negras, participação em ações promovidas pelo Fundo Baobá ou outras instituições vinculadas à temática.
Em 2024, quatro estudantes foram contemplados e hoje estudam na China, Estados Unidos e Portugal, em cursos como ciência da computação, engenharia aeroespacial e pilotagem marítima.
A inscrição dos interessados virtual deve ser feita na página do Fundo Baobá com o preenchimento do formulário online.
O resultado com a lista de selecionados será divulgado em 8 de julho.
Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo. - Foto: Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo.
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura