Muito trabalho para garantir eleição

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, esteve durante a semana em constante diálogo com representantes dos TREs - Foto: TSE / Divulgação

Eleições
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Durante a última semana de preparativos para as Eleições Municipais de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estiveram em diálogo constante para definir os últimos detalhes para o pleito. Os trabalhos foram acompanhados de perto pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Na última segunda-feira (9), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, participou de reunião virtual com o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) para tratar dos últimos preparativos para o primeiro turno das eleições municipais deste domingo (15).

A pedido do ministro Barroso, também participou da reunião o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, que informou sobre a criação de um gabinete de situação após os ataques de hackers sofridos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última semana.

O objetivo foi prevenir e estar preparado para ações semelhantes no dia de hoje, quando ocorre a votação. Os integrantes desse gabinete tiveram ao longo da semana duas reuniões diárias, uma delas com os secretários regionais, com orientações implementadas de acordo com as ações que estão sendo tomadas dentro do TSE.

Além disso, foram feitos back-ups de hora em hora, diariamente, com vários requisitos de segurança e acesso. Senhas de todos os servidores e colaboradores tiveram de ser alteradas e credenciais de acesso antigas foram eliminadas para garantir um ambiente ainda mais seguro. "Estamos tomando todas as ações preventivas no sentido de garantir que todas as fases tenham a total proteção sem qualquer possibilidade de invasão", disse Janino na ocasião, ao informar que tem equipes trabalhando 24 horas por dia no monitoramento.

O ministro Barroso agradeceu pelo trabalho extraordinário dos tribunais regionais e afirmou que todas as intercorrências serão acompanhadas, sendo esperado um percentual mínimo de abstenção.

Barroso também destacou que o Tribunal se preparou para a realização de eleições em meio à pandemia. "O TSE constituiu uma consultoria sanitária, formada por especialistas dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês e da Fundação Fiocruz, e preparou um Plano de Segurança Sanitária com as regras a serem adotadas no pleito. Eleitores devem seguir o distanciamento e usar álcool em gel, além de evitar qualquer tipo de contato. Mesários terão máscara, protetor facial e álcool em gel individual. Tudo o que foi possível para realização de eleições com o máximo de segurança foi feito", afirmou o presidente da Corte.