05
Qua, Ago

Duo Madri de Violões e muito mais na programação virtual da Sala Carlos Couto

Duo Madri de Violões, exposição Tônia Carrero e Noite de autógrafos estão entre as programações - Foto: Divulgação

Entretenimento
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Os equipamentos culturais da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, apresentam, em abril, um projeto de programações on-line. O público pode assistir a: shows, exposições, peças teatrais, entrevistas, além de interagir enviando fotos e histórias. Tudo isso virtualmente, é claro. As programações podem ser acompanhadas pelas redes sociais de cada um dos equipamentos e seguem durante todo o mês de abril.

A Sala Carlos Couto continua, nesta semana, com uma retrospectiva da sua vasta programação como os seus projetos de música, mostras realizadas, música no Salão Nobre, Projeto Rodas de Novos Poetas e as suas memoráveis noites de autógrafos.

A ideia das programações na rede surgiu devido à situação atual de pandemia, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da COVID-19.

 

Programação:

28 de abril (terça), às 18h

  • Duo Madri de Violões

A sala Carlos Couto receberia no mês de abril de 2020 o Duo Madri, formado pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro, como o espetáculo teve que ser adiado, segue uma demonstração do que será apresentado.

O Duo Madri tem uma longa história. Elas estudaram juntas na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e participaram da Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, sob a direção de Turíbio Santos. Hoje, participam juntas da Orquestra de Violões da AV-RIO.

O repertório é extenso e variado, que vai de Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti, os espanhois Isaac Albéniz e Manuel de Falla até os contemporâneos Arthur Verocai e Egberto Gismonti. 

 

29 de abril (quarta), às 18h

  • Exposição 'Tônia Carreiro'

Curadoria: Teca Nicolau

A exposição em homenagem à atriz Tônia  Carrero  que foi realizada na sala Carlos Couto , em março de 2019 ,  teve  como a intenção de perpetuar e celebrar o legado deixado Tônia. Sua neta LuisaThiré idealizou essa homenagem à grande dama do teatro,  que também deixou sua marca na televisão e no cinema brasileiro. Fotos, troféus e condecorações, importantes passagens de uma carreira vitoriosa, serão mostrados. Assim, é possível ver momentos singulares da cultura brasileira no último século.

Agradecimentos aos Familiares: Cecil Thiré( filho) LuisaThiré, Carlos Arthur Thiré,  Miguel Thiré e João Thiré ( netos)  e o Leonardo Thiré (  afilhado da atriz Tonia Carrero)

A retrospectiva contará, ainda, com um vídeo da neta de Tonia Carrero, LuisaThiré.

 

30 de abril (quinta), às 18h

O Salão Nobre, do Theatro Municipal de Niterói, em outubro de 2011, recebeu o Concerto Lírico da mezzo- soprano Alice Fontanella, que passeou por várias culturas, idiomas e estilos, como Itália, Alemanha, Brasil, Argentina, México, França, Espanha e Rússia. No repertório, BOHM, R. STRAUSS,  TOSTI, RESPIGHI, VILLA - LOBOS , bem como árias de ópera de BIZET e SAINT-SAËNS,  cantadas no idioma original.

 

01 de maio (sexta), às 18h

  • Noite de autógrafos

Autor: Sergio Fonseca

Obra: Cotidiano Poético

A Sala Carlos Couto recebeu, em abril de 2015, o autor, poeta, músico e psiquiatra, Sergio Fonseca, para a sua noite de autógrafos, com o livro Cotidiano poético.

Sergio escreve com alma. Sentimentos, pensamentos, impressões tão naturais e humanas são expressas pelo autor de modo singular, surpreendente e cativante.

 

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.