Virtual: 'Terras Fluminenses' reúne pinturas e desenhos

Orquestra Sinfônica Heliópolis se apresenta com Vanessa Moreno - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Museu do Ingá, a Casa da Marquesa de Santos e o Museu Antonio Parreiras se uniram para lançar a exposição virtual "Terras Fluminenses". A mostra reúne 80 pinturas, desenhos e gravuras pertencentes que fizeram parte da exposição homônima, apresentada no Museu do Ingá entre 2018 e 2019. A mostra pode ser conferida no www.terrasfluminenses.com.

"Terras Fluminenses" se divide em quatro núcleos ou regiões-tema: "Nas águas da Guanabara"; "Vistas do Rio de Janeiro"; "Niterói, de Arariboia a Niemeyer" e "Cidades Fluminenses - do litoral às serras". Cada núcleo ganhou uma galeria de imagens, com link para o cadastro das obras no Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos (SISGAM).

Na seção "vídeos", é possível assistir aos audiovisuais desenvolvidos com base nos textos curatoriais, apresentados como um passeio pelas paisagens do estado do Rio a partir do olhar de pintores como Antonio Parreiras e Jean-Baptiste Debret. O site ainda disponibiliza para download um caderno com propostas de atividades desenvolvidas pelo setor Educativo do Museu do Ingá.