CCJ lança o seu primeiro documentário: "O início de tudo"

O filme será exibido no telão do espaço durante as visitações guiadas. - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Centro Cultural Jerusalém irá lançar na próxima semana, o primeiro documentário sobre a história da construção da maquete de Jerusalém, considerada a segunda maior do mundo e a primeira no país. O filme será exibido no telão do espaço durante as visitações guiadas.


Para a administração do CCJ, a proposta do documentário é trazer um olhar diferenciado da história de Jerusalém contada nas visitações conduzidas pelos historiadores e guias de turismo, mas sim a visão e o desafio encarado por 22 homens entre maquetistas e montadores, que trabalharam durante 5 anos para a construção do espaço.


Segundo eles, aceitar a proposta de construir a primeira e maior maquete de pedras do país, até então à céu aberto seria algo inusitado e desafiador. Com base nas fotografias da cidade santa, fora feitas a topografia, o relevo do solo e com as pedras vindas de lá, as lapidaram com toda fidedignidade para a construção das casas, palácios e ruas de Jerusalém.


Até mesmo um rio com água corrente, um céu de estrelas e o mecanismo do acender das luzes dentro das casas foi pensado por eles para “dar vida” à maquete que levou 5 anos para ser construída. Hoje, 15 anos depois, este documentário é um presente dado à eles como forma de reconhecimento e ao mesmo tempo, se torna mais uma parte da história que será contada pelo CCJ. “Uma experiência incrível”, como é definido pelos visitantes e turistas do mundo inteiro.


O Centro Cultural Jerusalém, situado na Avenida Dom Hélder Câmara, 4.242, em Del Castilho, Zona Norte do Rio de Janeiro é reconhecido como um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e recebe uma média de 60 mil visitantes por ano. As visitações para grupos podem ser agendadas pelo telefone 2582-0140