05
Qua, Ago

OST oferece leituras dramatizadas e aulas gratuitas online

OST - Foto: Divulgação

Entretenimento
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

sensação que se tem ao passar pela Rua Saldanha Marinho, 14, no centro de Niterói, e ver o prédio da Oficina Social de Teatro fechado é de que as aulas e produções foram suspensas por conta da pandemia. Puro engano! Mais do que nunca, a OST está desenvolvendo seus trabalhos a todo vapor e mantendo seus compromissos com todos seus clientes e de alunos. As principais novidades são aulas de teatro virtuais e gratuitas por meio de lives e o Festival Virtual de Leituras Dramatizadas “Leituras em Tempos Novos” de textos da dramaturgia universal.

Dizem que a crise, muitas vezes, proporciona um espaço de reinvenção, e foi exatamente seguindo essa máxima que a OST reordenou todos os seus fazeres até que tudo possa voltar ao normal e os encontros voltem a ser presenciais. Como parte dessa grande reinvenção, as aulas virtuais e o trabalho burocrático via home office foram os primeiros movimentos - e mais importantes. Todas as turmas se encontram semanalmente, em seus horários normais de aulas, pelas plataformas de videoconferências que são disponibilizadas na internet. Recentemente, a OST adquiriu uma plataforma exclusiva de acesso e irá disponibilizar a todas as turmas. Quando as aulas presenciais retornarem, o recurso continuará sendo usado para a aplicação de disciplinas que serão trabalhadas à distância, dando um bom incremento à formação dos alunos.

Por intermédio desse caminho de ação, as aulas virtuais assumiram uma identidade bem específica de desenvolvimento. Não é somente o professor que fica diante da turma falando de conteúdos a serem desenvolvidos, mas os próprios alunos se tornaram sujeitos ainda mais ativos no processo e produzem uma série de vídeos que começam a ser disponibilizados nas redes sociais. O objetivo é colaborar no processo de construção de um protagonismo cênico muito interessante, onde a linguagem do audiovisual vai colaborando também na formação desse indivíduo. 

Além disso, as lives são usadas de forma a ampliar o acesso de espectadores ao universo particular da instituição. São encontros ao vivo com duração média de 60 minutos onde profissionais que atualmente trabalham na instituição, bem como pessoas que já passaram pela mesma e até mesmo artistas que estão no mercado de trabalho, falam um pouco de suas trajetórias e do quanto estão buscando reinventar-se nesse momento. Em breve, a OST também oferecerá aulas de teatro públicas, para acesso de todos, através de lives no instagram. 

Os dois projetos de espetáculos profissionais que foram aprovados no edital de fomento oferecido pela Fundação de Artes de Niterói, “Muleka de Pé no Chão” e “Bunker Play”, estão em fase de pré-produção e os profissionais envolvidos nessa etapa encontram-se periodicamente por meio de recursos virtuais. 

A OST, incansável no seu fazer artístico, já está produzindo um Festival Virtual de Leituras Dramatizadas “Leituras em Tempos Novos” de textos da dramaturgia universal. Sob a direção de José Geraldo Demezio, diretor geral da Escola Fábrica, o projeto envolve algumas turmas de Formação e Iniciação ao Teatro e irá contemplar apresentações que serão feitas através de plataformas online e, posteriormente, no presencial, através de uma mostra que irá acontecer em equipamento cultural da cidade. Até o final da primeira quinzena de maio, uma leitura dramatizada já será disponibilizada pelo instagram para acesso de todos. 

Os trabalhos da filial da OST em Recife também não pararam. Lá, os alunos estão produzindo todo o espetáculo de formatura através de ensaios virtuais e a criatividade tem corrido solta para que tudo possa continuar acontecendo. 

Financeiramente, a OST, por entender que o momento é delicado economicamente para todos, ofereceu a seus alunos descontos nas mensalidades, até que o período de isolamento social finalize. Dessa forma, a instituição fideliza com seu corpo discente e garante a sustentabilidade de seus projetos de aulas. 

Para mais informações sobre a OST e as produções que estão sendo desenvolvidas nos tempos atuais, basta consultar o site da instituição www.ofsocialdeteatro.com ou contactar pelo whatsapp (21) 98724-0468. A OST está atendendo normalmente de segunda a sexta, das 9 às 17h, por esses canais de acesso. 

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.