14
Sex, Ago

Oi Futuro exibe novos espetáculos teatrais online para crianças e adultos

Peça infantil "Ana Fumaça, Maria Memória" será exibido ficará disponível até o dia 14 de maio - Foto: Renato Mangolin

Entretenimento
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Para ajudar no dia a dia da quarentena, o Oi Futuro está exibindo online três espetáculos teatrais, em gravação digital na íntegra, sendo dois para o público infantil e um para os adultos: “Ana Fumaça, Maria Memória” (infantil), “O Príncipe Poeira” (infantil) e “Eu, Moby Dick” (adulto). As três peças estiveram em cartaz no Centro Cultural Oi Futuro em 2019, com sucesso de público. O conteúdo digital pode ser acessado gratuitamente pelo site do Oi futuro.

Para oferecer opções de entretenimento e oportunidades de aprendizagem e conexão para seus diversos públicos durante o período de isolamento social preventivo, o Oi Futuro criou uma agenda digital, inédita e gratuita com conteúdos de cultura, educação e inovação social, incluindo teatro online, pocket shows, webinars, mentorias, materiais de apoio a educadores e cursos. Durante todo o mês de abril, o instituto exibiu o musical infantil “Ombela”, baseado no livro homônimo do poeta angolano Ondjaki.

Confira as sinopses dos espetáculos disponibilizados em maio:

Ana Fumaça, Maria Memória (infantil – disponível até 14/05)

Em uma fantástica viagem no tempo, Ana Fumaça Maria Memória é uma história de aventura familiar repleta de descobertas sobre perdas e lembranças. Ana quer recuperar a memória que sua avó Maria vem perdendo. Por meio de desenhos, seu avô lhe ensina que a memória é como um trem na cabeça: diversos vagões com pedacinhos de vida. Teve oito indicações no prêmio CBTIJ, incluindo texto original, direção, atriz e projeções cênicas, também foi indicada como melhor atriz em espetáculo infanto-juvenil pelo Botequim Cultural. Esteve em cartaz no palco do Oi Futuro de abril a junho de 2019.

O Príncipe Poeira (Infantil – disponível até 14/05)

Inspirado no universo de Oscar Wilde, o espetáculo conta a historia de um menino de 12 anos que acabou de descobrir o amor nos olhos de uma menina que exige uma flor vermelha em troca de seu coração. Mas ao conhecer no meio um menino-príncipe que está noivo de uma andorinha, ele se depara com desafios muito maiores do que conquistar o coração da pessoa amada. A peça fala sobre a importância de sermos diferentes e traz temas como tolerância, amizade, perda e a necessidade de amar. Recebeu as premiações de melhor espetáculo, autor e ator pelo Prêmio Botequim Cultural e 11 indicações no premio CBTIJ a melhor espetáculo, texto original, diretor, ator principal. Esteve em cartaz no palco do Oi Futuro de junho a agosto de 2019.

Eu, Moby Dick (adulto – disponível até 31/05)

Com direção de Renato Rocha e adaptação da obra-prima de Herman Melville e dramaturgia de Pedro Kosovski, o espetáculo traz como personagem-título a baleia Moby Dick. A peça traz várias reflexões sobre o homem contemporâneo ao transformar o cotidiano de um navio baleeiro e a pesca em si em uma metáfora.

A peça teve uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro, seis pela premiação Botequim Cultural e duas ao Prêmio Cesgranrio, em que venceu o prêmio de Melhor Cenário (concebido por Bia Junqueira). Ficou em cartaz de junho a julho de 2019.

São parceiros do programa: a Defensoria Pública, a Associação de Registradores de Títulos e Documentos da Cidade do Rio de Janeiro e a Agência Primaconta. Além dos parceiros, o instituto conta com os patrocínios do banco Itaú e do 6º Ofício de Registros de Títulos e Documentos do Rio de Janeiro.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.