22
Ter, Set

Novidades na programação virtual do Museu Janete Costa

Arte Popular para Crianças, exposição, contação de histórias, oficinas, entre outras atividades - Foto: Arquivo / O Fluminense

Entretenimento
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta, em maio, uma programação virtual incrível, que inclui exposição, livro da semana, oficina de musicalização, contação de histórias, arte popular para crianças, cozinhando com Gato Petit e entrevista. 

Em tempos de coronavírus e da necessidade de se fazer o isolamento social, os equipamentos culturais da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, apresentam, desde abril, um projeto de programações on-line. Sempre com conteúdos diversificados para entreter o público neste momento de quarentena. 

As programações, que seguem durante todo o mês de maio, podem ser acompanhadas pelas redes sociais (facebook e instagram). 

 

Programação virtual de maio do Museu Janete Costa de Arte Popular: 

 

Exposição virtual “Ceará, Terra que Ilumina”

Com fotos e vídeos postados em sequências de stories, a proposta da atividade é a imersão e mediação da atual exposição “Ceará, Terra que Ilumina”, visitando todos os setores (altares, oficinas, eixos e salas) de maneira virtual.

Data: até o dia 31 de maio

Postagens no Instagram

 

Livro da Semana

A cada semana, será sugerido um livro relacionado à Arte Popular.

Data: todas as segundas

Postagens no facebook

 

Nossa Equipe

O público vai poder conhecer mais a equipe que trabalha no Museu Janete Costa de Arte Popular.

Data: todas as sextas do mês de maio

Postagens no Instagram (IGTV) e Facebook.

 

Brinquetuque: Oficina de musicalização

Data: 12 de maio

Horário: às 14h

Transmissão ao vivo no Facebook 

A oficina aborda brinquedos cantados, percussão corporal e utilização de objetos que as pessoas têm em casa como instrumentos. São usados também fantoches e outros materiais lúdicos para desenvolver a musicalidade e divertir toda a família. São 40 minutos de muita música e diversão, em uma transmissão ao vivo. A oficina é transmitida pela Priscilla Paraíso – musicista do Coletivo Paraíso Cênico – e conduzida também pelas outras duas integrantes Marcia e Sabrina Paraíso. 

Zuzu e Seu Manteiga: Contação de História Musicalizada

Data: 14 de maio

Horário: 14h

Postagem no Facebook e Instagram (IGTV). 

A atriz e contadora de histórias Zuzu e seu parceiro, o violonista Seu Manteiga, apresentarão ao vivo, uma contação de história musicalizada, explorando o folclore e as lendas Cearenses.

Dramaturgia própria e exclusiva, feita para crianças de todas as idades!

 

Arte popular para crianças

Data: 16 de maio

Transmissão ao vivo no Facebook e Postagem no Instagram (IGTV).

Sempre aos terceiros sábados de cada mês, o Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta o "Arte Popular Para Crianças", um programa que promove um encontro mensal entre as crianças e a arte, por meio de oficinas, atividades lúdicas e brincadeiras. Em Maio, nós levaremos muita música, arte e histórias para a sua casa. Confira as apresentações:

 

● Sombras Populares Brasileiras com Teatro de Sombras: o teatro de sombras estimula o lúdico, a atmosfera do sonho e de estar presenciando um outro mundo pela tela. São histórias e músicas populares contadas de outra perspectiva através dessa técnica. 

Horário: 10h

 

● Glorinha e Renato: shows direcionados para a família, tendo as crianças como público alvo, mas sempre transbordando para o público adulto que entra nas brincadeiras e participa de forma divertida. Trabalhando ritmos variados e sempre com uma visão bem consistente da inteligência infantil, eles levam ao público músicas refinadas e instrumentadas com muita criatividade.

Horário: 11h 

 

● Oficina Kit Articulado: oficina de criação de bonecos articulados em papelão com cenário baseados no universo da exposição "Ceará, Terra que Ilumina".

Horário: 14h

 

●   Contos de Todos os Cantos, com Rosane Rabello: as diversas expressões artísticas e culturais populares são marcadas por significados e sentidos construídos através de memórias, na oralidade, foram se perpetuando e, quando escritas/registradas ganham novas interpretações através da Arte de contadores, artesãos, artistas, da Literatura, entre tantos representantes que vêm mantendo viva a identidade do nosso povo, refletida na Cultura Popular. A proposta é mostrar essa diversidade através de Contos de todos os cantos, partindo do Ceará e, também, explorando os temas setorizados na Exposição em andamento no Museu, tais como religiosidade, festas e festejos, acrescentando Literatura de Cordel e outros temas afins.

Horário: 15h 

 

Cordel animado

Data: 19 de maio

Histórias para crianças, dramatizadas por bonecos em feltro com cenário criado especialmente para as histórias que são baseadas sempre em um cordel com figuras do universo nordestino.

 Atividade será um vídeo gravado

 

Cozinhando com Gato Petit

Data: 23 de maio

Adélia Santana apresentará algumas receitas simples e saborosas a fim de poder ajudar as mães que estão com seus filhos pequenos em casa durante a quarentena e estão com dificuldade para tornar a alimentação das crianças mais nutritiva e, ao mesmo tempo, com criatividade e que consiga despertar o interesse delas.

 Atividade será um vídeo gravado

, além de uma prévia da próxima exposição do Museu Janete Costa de Arte Popular.

 

Entrevista com o curador Jorge Mendes

Data: 24 a 31 de maio

Postagens no Facebook e Instagram 

Revisitando as 7 exposições com a curadoria de Jorge Mendes que estiveram no Museu Janete Costa de Arte Popular — "Na Companhia de Jorge", "Mambembe", "Caminhando com Janete", "Sim, Aceito", "Valei-me!", "Entre Anjos e Palmeiras" e "Ceará, Terra que Ilumina" — o público vai conhecer o processo de criação e cenografia de cada uma das mostras

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.