20
Ter, Out

Muita música, arte visual e contação de histórias no Arte na Rede da próxima semana

Foto: Divulgação

Entretenimento
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O projeto “Arte na Rede”, programação virtual criada pela Fundação de Arte de Niterói, com o objetivo de oferecer uma alternativa cultural em tempos de isolamento social, agendou para essa semana uma programação repleta de atrações para todos os gostos. Para acessar o Arte na Rede, basta seguir @culturaniteroi no Instagram, Facebook e Youtube. 

O artista maranhense, radicado em Niterói, Zé Reticências convida o público do Arte na Rede, neste domingo, 07, às 12h para a performance ‘Pintura e gaita’. ‘Zé...’ é artista plástico, performer, com algumas experiências com teatro e toca gaita. Morador de Itaipu, é pintor que vive a cidade e apaixonado pela dança. Essencialmente autodidata recria sua arte nos espaços urbanos,  shows e eventos que ele mesmo produz. Com telas públicas, cavaletes ambulantes e arte a qualquer hora do dia, para o artista, o olhar do público é seu termômetro. 

A cantora Karina Pontes fecha a agenda de domingo, às 15h, apresentando o show virtual ‘Som na Sala’. Karina é cantora, compositora e percussionista. Dona de uma voz grave e imponente, a artista apresenta ao seu público um trabalho permeado pela música brasileira em suas múltiplas facetas. Há mais de 18 anos fazendo shows em eventos e casas noturnas, Karina tem como característica a diversidade de repertório atrelada à sua forte personalidade musical. A cantora, que tem uma relação próxima com a música desde muito nova, formou em 2010 a banda Onda Livre e, anos depois, a ManoEla. Atualmente, em parceria com o produtor musical e instrumentista Daniel Cahon, tem reformulado e reforçado a concepção e identidade de seus múltiplos projetos. E é este trabalho que Karina traz para o Arte na Rede. 

Na segunda-feira, 08, às 15h, a ativista trans Elaiô Vavío apresenta uma palestra sobre seu projeto Trans In Formação, que nasceu do desejo de unificar suas diversas áreas de atuação e saberes com o objetivo de fornecer ao público conteúdo de qualidade sobre temas que não costumam ser discutidos por "corpas" como a dela. E principalmente para unir material informativo à cerca de temas relevantes ao atual cenário de crise. Com foco na saúde da população LGBTQI+, negra e periférica. Elaiô Vavío é mulher Trans Negra e moradora do Morro do Palácio em Niterói. Redutora de Danos pela rede de saúde mental pública da cidade, é Terapeuta Holística e Taróloga. Multi-artista, atualmente atua na área do Rap, com dois trabalhos lançados em todas as plataformas digitais. 

O cantor, compositor e instrumentista Caê Vimer convida para uma live de seu projeto ‘Homem Banda’, no Arte na Rede, na terça-feira, 09, às 12h. Caê aproximou-se da música ainda criança como baterista. Aos 12 anos tomou gosto pelo violão passando assim a ensaiar os seus primeiros acordes. O namoro com a música que contava com composições de sua autoria, ainda na adolescência, consolidou-se quando finalmente em 2015 iniciou sua carreira profissional em Niterói. Em 2017 o artista deu largada a uma série de apresentações em carreira solo seguindo o estilo ‘One Man Band’, cantando e tocando simultaneamente violão, gaita, ‘bumbo’, caixa e pandeirola. Dono de uma voz rasgada e potente e influenciando por diferentes gêneros ao longo de sua trajetória, como Rock, Blues, MPB, Reggae, Pop, Soul, Black e tantos outros, o artista caminha livremente entre os estilos imprimindo com autenticidade a sua marca.

 Apaixonada pela arte e pela ciência, Hellen Jannisy uniu a contação de histórias com a divulgação científica para criar o projeto ‘Com-Ciência’, que ela apresenta, na terça, 09, às 16h. Durante a contação, experimentos são mostrados para despertar na criança a curiosidade sobre "coisas" científicas presentes em seu cotidiano. Doutora em Ciências pela UFRJ e Pós-Doutora em Educação pela UFF, tem o prazer de levar esse projeto para as escolas públicas dos municípios de Niterói e São Gonçalo gratuitamente, dentro do contexto de atividades extensionistas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ), onde atua como professora Adjunta. 

Na quarta-feira, 10, às 12h, o cantor e instrumentista Jefferson Volve apresenta seu show no Arte na Rede. Membro da banda Vulcana V, Volve é artista compositor desde o fim dos anos 90 na cena Niterói. Entre 1997 e 2001, lançou diversos demos no mercado, como ‘Da tua cabeça virada para a lua’, ‘Futuras Mulheres’ e ‘Vamos a Arte’. o artista possui várias parcerias com poetas e letristas do RJ e do Brasil como: Karinne Santiago, Edilberto Djuba, Flavia D'Angelo, Marcia Novaes, Adler Tatagiba, Ronaldo Januário, Tchello Mello, Marcia Leão, Deco Lage, Xarles Xavier, Celso Madruga, Douglas Jean e Ricardo Knupp. 

Também na quarta, mas às 16h, as redes @culturaniteroi apresentam o som brasileiríssimo do Double Choro, duo formado, como o nome já diz, por uma dupla de chorões. Esse projeto nasceu em prol do Arte na Rede, mas que já vem sendo gestado há um bom tempo. O flautista Thiago Chatack e o violonista Marcelo Pizzott têm suas carreiras individuais na música, tocando samba/choro, e volta e meia se encontram pra fazer um "som", como gostam de dizer. O Double Choro pretende trazer o melhor do choro, homenageando grandes nomes do gênero, como Pixinguinha, Jacob Bandolim, Sivuca, entre outros.

 

Programação:

 

Zé Reticências em "Pintura e gaita" (música e pintura)

Domingo, 07 de junho

Horário: 12h

 

Karina Pontes em "Som na Sala" (Música)

Domingo, 07 de junho

Horário: 15h

 

Elaiô Vavío na palestra "Trans in Formação"

Segunda-feira, 08 de junho

Horário: 15h

 

Caê Vimer (música)

Terça-feira, 09 de junho

Horário: 12h

 

Hellen Jannisy na Contação de História "Com-Ciência"

Terça-feira, 09 de junho

Horário: 16h

 

Jefferson Volve (música)

Quarta-feira, 10 de junho

Horário: 12h

 

Double Choro (música)

Quarta-feira, 10 de junho

Horário: 16h

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.