25
Dom, Out

O Riso e a Distância, palhaçaria na programação on-line do Teatro Popular

Foto: Divulgação

Entretenimento
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Entre as programações virtuais de junho do Teatro Popular Oscar Niemeyer, destaque para “O Riso e a Distância”, que acontece em todos os sábados do mês, a partir do dia 13, às 18h. 

São três ‘encontros’ virtuais, resultados em vídeo, onde o ator, performer e palhaço Fábio Freitas reflete sobre a importância da arte do riso nesses tempos de isolamento social. O humor é uma viagem ao espaço do lúdico e do imaginário. É uma provocação que o indivíduo faz a si mesmo, uma aventura pra se revisitar, pra se repensar nos seus valores e conceitos sobre a vida e sua relação com a sociedade. A palhaçaria é uma arte da presença. Que se dá no encontro do artista com o espectador. Entretanto, em tempos de pandemia, quando essa presença está impossibilitada, tal arte também está sendo reinventada. Os resultados em vídeo, propostos nesta atividade, vão tratar dessa técnica milenar, na atual configuração social. 

No primeiro vídeo, o palhaço vai tratar do riso e sua relação social através dos tempos. A necessidade de rir e de fazer rir que sempre acompanhou a humanidade, principalmente nos momentos de tensão. Sua importância como elemento crítico, questionador político e seu poder de cura, no equilíbrio dos humores do indivíduo. 

No segundo vídeo, o bate-papo será em torno das diversas formas de construção do riso. Onde os procedimentos técnicos da palhaçaria serão abordados a partir de um histórico de importantes nomes dessa nobre arte. 

O terceiro vídeo será uma demonstração técnica da construção de uma cena cômica, onde o palhaço se colocará no jogo, numa relação com objetos e com o espectador, que, nesse caso, se dará através do olho da câmera. 

Fábio Freitas faz parte do grupo Teatro de Anônimo, que há mais de 30 anos atua no Rio de Janeiro, fundamentando seu trabalho na pesquisa do arquétipo do palhaço(a), na comicidade popular e a influência do riso na estrutura da sociedade. Criadores do “Anjos do Picadeiro” - encontro internacional de palhaços –, o grupo atua numa rede de apaixonados, que se dedica ao pensamento e à prática de uma sociedade mais justa e mais feliz, construída pelas trocas afetivas, conduzidas pelos espaços do riso e da festa. 

 

Programação: 

Realização de 3 programas curtos sobre comicidade.

 

Vídeo 1

Abordagem do riso e sua relação social através dos tempos.

Data: 13 de junho

 

Vídeo 2

No V2 as diversas formas de construção do riso abordando procedimentos técnicos da palhaçaria.

Data: 20 de junho

 

Vídeo 3 No V3 ele realiza será uma demonstração técnica da construção de uma cena cômica: ele aplicando a "matemática".

Data: 27 de junho 

 

Horário: sempre às 18h

Formato: Vídeo 

Será postado na íntegra no facebook e no IGTV.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.