14
Sex, Ago

Theatro Municipal de Niterói dá continuidade a visita guiada

Foto: Divulgação

Entretenimento
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Theatro Municipal de Niterói apresenta, em junho, mais duas edições da sua visita virtual, apresentada pela coordenadora de palco Claudia Macedo e dividida em 4 temas. Antes de cada vídeo começar, é disponibilizado um link, onde o espectador pode ver o teatro em 360º e acompanhar de pertinho a visita virtual da sua casa.

No mês de maio, houve a introdução e cronologia do TMN, marcando os acontecimentos mais importantes na sua história. Agora em junho, é a vez do público conhecer um pouco mais sobre João Caetano, além da restauração que o Theatro passou para chegar ao que é hoje. A visita virtual será fechada em julho, com a apresentação dos anexos do Municipal, como o Salão Nobre Eunice Linton, Camarins e Sala Carlos Couto e Curiosidades.

 

Vídeo 2: João Caetano dos Santos (Duração: 5’)

Narra a história do o primeiro teórico da arte dramática brasileira, João Caetano dos Santos, mais conhecido apenas como João Caetano, que nasceu em Itaboraí, Rio de Janeiro, em 27 de janeiro de 1808. Desde criança, frequentava o teatro para assistir aos espetáculos que seu irmão, o ator Martinho Vasques, encenava. Apesar da influência artística, inicialmente optou pela carreira militar.

Autodidata da arte dramática, o gênero favorito de João Caetano era a tragédia. Embora também chegasse a representar papéis cômicos, João Caetano especializou-se em papéis dramáticos.

A carreira teatral de João Caetano se inicia quando ele estreia como ator profissional, em 24 de abril de 1831, na peça "O Carpinteiro da Livônia", que depois foi representada como "Pedro, o Grande".

Dois anos depois, em 1833, ocupa o Teatro de Niterói e funda a Companhia Dramática Nacional, em associação com a bailarina e atriz Estela Sezefreda, com quem se casa em 1845.

Segundo alguns historiadores, 1833 foi o ano que marcou o início do teatro brasileiro. Porque foi no palco do Theatro Municipal de Niterói, que estreou o espetáculo “O Príncipe Amante da Liberdade, ou a Independência da Escócia”.

Em 1842 João Caetano ganhou o teatro a título de concessão e passou a administrá-lo. Nunca um ator foi tão biografado no Brasil como João Caetano.

Após sua morte, o Teatro Municipal de Niterói passou por sucessivas reformas e,em 1900, a Câmara Municipal o rebatizou Teatro Municipal João Caetano, abreviando TMJC.

 

Data: 13 de junho, sábado

Horário: 19h

Canal de divulgação

IGTV no Instagram e vídeo no feed do Facebook @theatromunicipaldeniteroi

 

Vídeo 3: Restauração (Duração: 10’)

O espectador poderá conhecer um pouco mais sobre o que aconteceu no processo de restauro do Theatro Municipal de Niterói.

Em 1990 o theatro foi tombado pelo INEPAC e, em 1991, a Prefeitura Municipal de Niterói iniciou o processo de restauro coordenado pelo artista plástico e restaurador Cláudio Valério Teixeira, com uma equipe de arquitetos e restauradores.

O Teatro passou por uma das mais profundas restaurações de que se tem notícia na história do patrimônio cultural brasileiro, tendo sido premiado pelo Instituto Arquitetos do Brasil, em 1994. O grande desafio do projeto de restauração do Teatro Municipal João Caetano era modernizar o antigo teatro, respeitando seus aspectos históricos, ou seja, compatibilizar as novas exigências técnicas de um teatro moderno aos seus aspectos estéticos e históricos.

O teatro sofreu inúmeras reformas que foram alternando a sua forma original. Consequentemente nasceu um prédio com características e intervenções de diferentes épocas. Voltar a origem pura, seria anular parte importante de sua história.

Atualmente, o complexo do Theatro Municipal João Caetano conta com um conjunto constituído de três (3) corpos edificados: O teatro propriamente dito, os anexos (camarins e operacional) e o anexo administrativo que abriga a Sala Carlos Couto. Estes três núcleos receberam tratamento cromático diferenciado, marcando assim épocas diversas de construção e assinalando funções específicas.

 

Data: 27 de junho, sábado

Horário: 19h

Canal de divulgação

IGTV no Instagram e vídeo no feed do Facebook @theatromunicipaldeniteroi

 

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.