05
Qua, Ago

Sala Carlos Couto oferece exposição virtual “Elizeth Cardoso por Elas”

Imagem: Elizeth Cardoso por Ana Paula Stelling

Entretenimento
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Planejada para acontecer em julho de 2020, a exposição Elizeth Cardoso por Elas, que comemoraria o Centenário da cantora, acabou não acontecendo devido à crise sanitária que atingiu o planeta. A ideia da exposição era reunir 20 talentosas desenhistas, a maioria de Niterói, e mais outras artistas de outras localidades, quando cada artista desenharia Elizeth Cardoso a seu modo e estilo, do retrato ao desenho humorístico. Mesmo com o surgimento da pandemia, as artistas mantiveram suas penas afiadas e produziram artes para lembrar a cantora e seu centenário, e são estas artes que serão expostas, de maneira alternativa, por meio das redes sociais.

Com isso, a Sala Carlos Couto manterá, em parte, a proposta da homenagem, usando as ferramentas digitais que estão disponíveis, como as redes sociais, mais especificamente o Instagram, exibindo as artes enquanto promove, por meio de videoconferência, encontros entre pesquisadores, músicos, cantores e o herdeiro de Elizeth Cardoso, Paulo Cesar Valdez, neto da cantora.

Sobre o Coletivo

O coletivo feminino Elas por Elas - As Desenhistas Brasileiras surgiu em julho de 2013, quando 30 artistas participaram da exposição "Leila Diniz nos traços das desenhistas brasileiras", que aconteceu na Sala de Cultura Leila Diniz. A mostra comemorou o aniversário de três anos da Sala Leila Diniz, e teve a saudosa atriz, cujo nome batiza o local, como homenageada.

A partir daí, o coletivo cresceu, espaços foram criados nas redes sociais para promover e debater sobre a trajetória das mulheres desenhistas brasileiras, e outras exposições surgiram. Hoje, o coletivo conta com mais de 60 artistas do Brasil, jovens e veteranas, presentes em diversas regiões do país.

Caricaturistas que participarão da exposição: Ana Paula Stelling, Claudia Sobral, Fani Loss, Liz França, Maria Rita, Pribalima, Rosana Fávero Amorim, Synnöve, Thais Leal, Thamiris Freitas, Very Saiki, Yasmin Matos

Plataforma de exibição: Instagram @salacarloscouto

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.