O Governo do Estado selecionou, vistoriou e adequou 20 terrenos para a construção dos CEUs da Cultura – equipamentos comunitários, voltados para a educação, cidadania, arte e renda – com recursos do Novo PAC para o Rio de Janeiro (Governo Federal). A capital receberá duas unidades, enquanto outras 18 cidades fluminenses serão contempladas com uma cada. No Estado do Rio, a seleção dos terrenos ocorreu por meio da parceria do Programa Cidade Integrada com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ).
Para o governador Cláudio Castro, a criação desses espaços é uma maneira eficaz de democratizar o acesso à cultura.
– Com a distribuição dos terrenos em diferentes municípios, inclusive dentro do Jacarezinho e do Cesarão, regiões da capital com vulnerabilidade socioeconômica, estaremos atingindo um número relevante de jovens, diminuindo a desigualdade e promovendo a cidadania. Esses centros contarão com uma infraestrutura completa, que inclui salas multiuso, bibliotecas, áreas de lazer e serviços sociais, adaptados às necessidades locais – ressalta o governador Cláudio Castro.
O Estado do Rio de Janeiro será a unidade federativa do Brasil com o segundo maior número de CEUs da Cultura construídos por intermédio de aproximadamente R$ 40 milhões em recursos do Governo Federal. O CEU da Cultura é um equipamento de pequeno a médio porte e caráter comunitário, terá entre 300m² e 500m², composto por espaços associados à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda e meio ambiente.
São Gonçalo e Itaboraí vão ganhar CEU das Artes

São Gonçalo e Itaboraí vão ganhar CEU das Artes - Foto: Imagem computador CEU da Cultura / Divulgaçao Governo Federal
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura