Por Denise Emanuele Paz Carvalho
No dia 29 de julho, às 19h, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira dentro da série OSB 85 anos. O espetáculo terá regência do maestro José Soares, e programa composto pela “Sinfonia nº 7 em Fá menor”, de Emilie Mayer, e “Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, entre outras obras. Valor dos ingressos, de R$ 20 e R$ 80.
Dona de um catálogo e expressivo e vasto, Emilie Mayer (1812 – 1883). se firmou como uma compositora respeitada em uma época em que as mulheres tinham pouco espaço na cena musical europeia. Suas obras incluem canções, um concerto para piano, uma imensa quantidade de obras de câmara, e um impactante conjunto sinfônico, que fez com que os seus contemporâneos a considerassem como a ‘Beethoven feminina’.
Apesar de ter sido reconhecida em vida, Emilie Mayer caiu no esquecimento após a sua morte. A OSB, no entanto, resgata a obra dessa grande artista, com a missão de valorizar o legado e a inventividade das musicistas mulheres. Assim, a Orquestra Sinfônica Brasileira abrirá o concerto com a obra da alemã.
Oitenta e cinco anos de muita atividade
A Orquestra Sinfônica Brasileira foi fundada em 1940 e é um dos grupos sinfônicos mais importantes do país, com 85 anos de trajetória ininterrupta. A OSB foi a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, além de apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Atualmente, a OSB é integrada por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros e realiza apresentações de concertos e especiais, além de atuar em educação musical e democratização de acesso à cultura.