Corinthians pode entrar em campo a um ponto e a uma posição do Z4

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Corinthians vai entrar em campo neste domingo, contra o Grêmio, na Neo Química Arena, pressionado a conquistar os três pontos. Caso não tenha sucesso na missão, o Timão pode fechar a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro dentro da zona de rebaixamento.
A situação do alvinegro paulista começou a se complicar no último fim de semana, com a derrota, de virada, para o Atlético-MG, em Itaquera.
Três dias depois, o Athletico-PR superou o mesmo Galo, no Mineirão, em jogo atrasado da 6ª rodada, e ultrapassou os corintianos na tabela.
Nesta sexta, o elenco de Vagner Mancini viu o Red Bull Bragantino golear o Bahia de Mano Menezes e também saltar na classificação.
Os dois resultados fizeram o Corinthians, que soma 25 pontos, cair para a 14ª posição.
Com a partida diante dos gremistas agendada para às 20h30 (horário de Brasília), é bom os corintianos secarem Ceará (24 pontos) e Vasco (23 pontos) mais cedo.
O Vozão vai receber o Atlético-MG neste domingo, às 16h, no Castelão. No mesmo horário, os cariocas vão encarar o São Paulo, no Morumbi.
O hipotético cenário com um empate ou vitória do Ceará aliado a um triunfo dos vascaínos faria o Corinthians entrar em campo para pegar o Grêmio na condição de ter apenas um ponto a mais e uma posição acima do Atlético-GO, que neste caso seria o primeiro membro do Z4.
E não para por aí. O Dragão vai fechar a 22ª rodada na segunda-feira, contra o Sport, às 20 horas, na Ilha do Retiro. Ou seja, dependendo do que acontecer em Itaquera e no Recife, o Corinthians pode iniciar a semana dentro da zona de descenso à Série B.
Para não voltar ao Z4 sem depender de outros resultados, o time de Vagner Mancini tem de vencer o Tricolor Gaúcho.
Ainda assim, um detalhe importante é que Ceará (24 pontos), Vasco (23 pontos) e Botafogo (20 pontos), todos abaixo do Corinthians neste sábado, têm um jogo a menos que a equipe do Parque São Jorge.
Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Corinthians passou uma única rodada na zona de rebaixamento depois de oito anos sem figurar no Z4. Entrou na 15ª, após revés para o Ceará, e saiu com a vitória sobre o Athletico-PR, na estreia de Mancini, poucos dias depois.
Clique aqui e veja a tabela de classificação atualizada!
Relembre a ordem dos critérios de desempate no Brasileirão:
1 – Número de vitórias
2 – Saldo de gols
3 – Gols pró (marcados)
4 – Confronto direto
5 – Menor número de cartões vermelhos
6 – Menor número de cartões amarelos
7 – Sorteio