Botafogo demite técnico que não estreou

Apresentado no último dia 10, o argentino Ramón Díaz foi demitido sem comandar um único treino no Botafogo - Foto: Gabriel Baron / Botafogo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Botafogo confirmou ontem a saída do técnico argentino Ramón Díaz, de 61 anos, e de toda a comissão técnica, por meio de nota oficial. No documento, o clube anunciou ainda o retorno do treinador Eduardo Barroca ao clube. Ele assumirá o Alvinegro, penúltimo colocado na Série A do Campeonato Brasileiro.

O experiente Díaz, campeão da Libertadores com o River Plate em 1996, foi anunciado pelo time carioca no dia 5 de novembro. Só que não chegou a comandar a equipe em nenhum jogo. Logo após ser apresentado, ele viajou ao Paraguai para passar por uma cirurgia. Depois de alguns adiamentos, a alta do argentino está prevista para 7 de dezembro. Mas o clube carioca avaliou que não teria condições de aguardar. Com Emiliano Díaz, filho do técnico argentino, à beira do gramado, o Glorioso não marcou nenhum ponto em três jogos.

O substituto Eduardo Barroca volta ao clube, no qual tem um histórico de conquistas nas divisões de base. No time profissional, ele ficou apenas seis meses na temporada passada. Foram 10 vitórias, três empates e 14 derrotas.

Vice-lanterna do Brasileirão, o carioca soma apenas com 20 pontos em 22 jogos, tendo apenas três vitórias. A próxima partida da equipe será no dia 5 de dezembro contra o Flamengo, em jogo válido pela 24ª rodada da competição.

Surpreso com decisão - Após a confirmação da saída da comissão técnica de Ramón Díaz, Emiliano, filho e auxiliar do treinador, se disse surpreso, já que a situação foi conduzida com toda transparência desde o início.

"Quando surgiu a cirurgia, o clube teve uma postura impressionante e valorizou o trabalho do Ramón, fomos claros e transparentes, dissemos que demoraria provavelmente um mês para a recuperação. Se aceitou isso. Na nossa parte tranquilidade que sempre fomos muito claros com o clube, em respeito a um grande que é um Botafogo", afirmou o auxiliar, em entrevista ao "SporTV".

Segundo Emiliano, Ramón Díaz está recuperado e se preparava para voltar ao Brasil.

"A verdade é que Ramón está muito bem, graças a Deus saiu da cirurgia e está em recuperação muito melhor que esperávamos. Estava pronto para viajar ao Brasil, com tudo organizado. Está totalmente recuperado", revelou Emiliano.

"Ontem nos disseram que não continuávamos no projeto, ficamos surpresos e mal por não cumprir o sonho do Ramón de dirigir um clube do futebol brasileiro. Ficamos muito surpresos, Ramón também", completou.

Apesar da demissão inesperada, Emiliano não mostrou ressentimentos e até desejou sorte ao Botafogo

"Nos pegou de surpresa. Mas é do futebol, sabemos que tem isso quando os resultados não vêm e o clube tem urgência. O mais importante é que o Botafogo se recupere o mais cedo possível, porque tem torcida impressionante e um bom grupo de jogadores. Desejo de todo coração que se recupere rápido", concluiu.