Santos leva vantagem no retrospecto contra o Palmeiras no Campeonato Brasileiro

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Santos e Palmeiras duelam neste sábado, às 14h, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. No retrospecto da competição nacional, o Peixe defende uma vantagem em relação à equipe alviverde.
No histórico geral do Brasileiro, o clássico entre os dois times aconteceu em 74 oportunidades. O Santos levou a melhor em 28 confrontos, enquanto o Palmeiras venceu 21 partidas. Outros 25 jogos terminaram empatados.
O primeiro confronto entre equipes na competição aconteceu em 1964, quando o Santos venceu por 3 a 2, no jogo de ida da semifinal da edição daquele ano. Coutinho, Pelé e Pepe marcaram para o Peixe, enquanto o Verdão descontou com Ademir da Guia e Gildo. No jogo de volta, o Alvinegro Praiano aplicou um 4 a 0 para levar a vaga na final.
Já o clássico mais recente no Brasileiro foi no primeiro turno da atual edição, quando o Palmeiras levou a melhor ao vencer por 2 a 1, no Allianz Parque. Luiz Adriano e Patrick de Paula marcaram para os palmeirenses. O gol santista foi anotado por Ramires, contra.
Apesar desta derrota no último confronto, o Santos também leva vantagem no retrospecto do século 21. Foram 33 clássicos pelo Brasileiro no período, com 14 vitórias do Alvinegro Praiano contra 12 do Palmeiras e outros sete empates. A Vila Belmiro também é uma fortaleza para o Peixe, que não perde para o rival como mandante na competição desde 2009.