Árbitro de jogo do Palmeiras na Copa do Brasil sub-20 faz gesto contra o racismo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Palmeiras acabou derrotado pelo Bahia na primeira partida pela semifinal da Copa do Brasil sub-20, disputada na tarde desta quarta-feira. Antes do jogo realizado no Centro Esportivo Praia do Forte, o árbitro Emerson Ricardo Andrade saiu do protocolo e fez um gesto contra o racismo.
Enquanto respeitava um minuto de silêncio pelas vítimas da covid-19, o árbitro ergueu o braço esquerdo, com o punho cerrado. Antes da partida contra o Libertad, válida pelas quartas de final da Copa Libertadores, o atacante Rony protestou da mesma maneira.
Árbitro Emerson Ricardo Andrade protestou em campo contra o racismo (Imagem: Reprodução/Sportv)
As duas manifestações foram motivadas pelo ocorrido no jogo entre Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir, pela Copa dos Campeões. A partida acabou interrompida na última terça-feira após o camaronês Pierre Webo, da comissão técnica do time turco, acusar o quarto árbitro romeno Sebastian Coltescu de racismo.
“Foi um fato lastimável o que aconteceu ontem e nós, da equipe de arbitragem, decidimos no vestiário fazer o sinal de punho cerrado em manifesto a todos os negros do mundo. Vidas negras importam e o racismo não pode acontecer mais dentro do futebol”, disse Emerson em entrevista ao Sportv.
Derrotado por 2 a 1 pelo Bahia, o Palmeiras precisará reverter a vantagem na partida de volta, marcada para as 17 horas (de Brasília) da próxima quinta-feira, no Allianz Parque. Na outra semifinal, Atlético-MG e Vasco brigam pela vaga na decisão da Copa do Brasil sub-20.