Palmeiras tenta chegar à semifinal da Libertadores pela terceira vez no século

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Palmeiras e Libertad-PAR se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores da América. O Verdão busca chegar à semifinal do torneio sul-americano pela terceira vez no século XXI.
O clube alviverde se garantiu entre os quatro finalistas da competição pela última vez na edição de 2018. Na ocasião, a equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari superou Cerro Porteño-PAR, nas quartas, e Colo-Colo-CHI, nas oitavas de final.
No entanto, o Palmeiras não conseguiu passar pelo Boca Juniors-ARG para chegar à decisão da Libertadores. Com uma vitória por 2 a 0, na Argentina, e um empate em 2 a 2, em São Paulo, os xeneizes garantiram a vaga na final contra o rival River Plate, que viria a se sagrar campeão.
Antes disso, o Verdão alcançou a semifinal do torneio continental em 2001, também contra o Boca Juniors, após eliminar os brasileiros São Caetano e Cruzeiro. Nos dois confrontos, o Alviverde se classificou ao sair com a vitória na disputa de pênaltis.
No último passo antes da final, porém, o Palmeiras não teve a mesma sorte. Depois de dois empates em 2 a 2, as equipes definiram o finalista nas penalidades. Com erros de Alex, Basílio e Arce, os argentinos eliminaram os paulistas no antigo Parque Antarctica e abriram o caminho para o título, conquistado contra o Cruz Azul-MEX.
Como a partida de ida, no Paraguai, terminou em 1 a 1, o clube alviverde precisa apenas de um empate sem gols contra o Libertad para avançar à semifinal. Quem vencer o duelo assegura a vaga. O time classificado encara o vencedor do confronto entre Nacional-URU e River Plate-ARG.