Trabalho com a base se consolida como legado de Diniz: “Todo mundo precisa de ajuda”

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O São Paulo venceu o Atlético-MG nesta quarta-feira, por 3 a 0, no Morumbi, com três gols marcados por jovens revelados nas categorias de base do clube. Vendo os garotos adquirirem um status cada vez mais importante no elenco, o técnico Fernando Diniz parece já ter bem claro qual é o seu legado ao Tricolor: o trabalho com as joias de Cotia.
Contra o Galo, Igor Gomes, Gabriel Sara e Toró foram às redes, superando um adversário que tem uma filosofia oposta em termos de montagem de elenco. Muito graças ao técnico Jorge Sampaoli, o Atlético-MG gastou uma verdadeira fortuna em contratações para a atual temporada. O São Paulo, por sua vez, trouxe apenas Luciano, sem gastar um centavo, já que foi envolvido em uma troca com Everton.
“Acho que a palavra que define melhor é o cuidado. Gosto de cuidar dos jogadores, de maneira especial os mais jovens, porque quando eles sobem para esse mundo, é outro jogo. O jogo que se joga em categorias menores não é o mesmo que se joga aqui. Você tem que enfrentar 20 milhões de torcedores, a imprensa, que muitas vezes critica de forma severa para jovens suportarem”, afirmou Diniz.
O treinador do São Paulo traçou um paralelo com os efeitos de pressão em pessoas mais experientes, como treinadores e dirigentes, envolvidos há muito mais tempo no futebol profissional.
“Treinadores e diretores experientes sentem essa pressão, imagina o jovem. Gosto muito do que faço, da chance que eu tenho de poder cuidar. Todo mundo precisa de ajuda, acho que com isso os jogadores também vão aprendendo a se cuidar, cuidar do outro. Esse trabalho não tem fim, tende a melhorar e, quanto mais a gente melhora, mais a gente vê que pode melhorar nesse sentido”, completou o técnico do São Paulo.
Nos últimos seis jogos, o Tricolor marcou 14 gols e sofreu apenas dois, conquistando cinco vitórias e sofrendo apenas uma derrota, para o Corinthians, no clássico do último domingo. Com a reta final do Campeonato Brasileiro chegando, o São Paulo começa a se mostrar um time cada vez mais consistente e preparado para enfrentar seus principais concorrentes na briga pelo título nacional.
“Tempo, confiança, a maneira como o time vai ficando mais harmônico para poder criar situações. Podemos estender todos esses fatores de maneira muito ampla. É muito difícil explicar por que o time faz muitos gols, por que o time está em primeiro lugar”, concluiu Diniz.