Palmeiras busca repetir roteiro de 2018 no Campeonato Brasileiro

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Palmeiras atravessa sua melhor fase na atual temporada. Classificado para as semifinais da Libertadores e da Copa do Brasil, o time comandado por Abel Ferreira está na quarta posição do Campeonato Brasileiro, com 41 pontos. Mesmo estando nove pontos atrás do líder São Paulo, o Alviverde segue sonhando com a ponta da tabela e se espelha no desempenho de 2018 para atingir o objetivo.
Há duas temporadas atrás, o Verdão terminou o Brasileirão na primeira colocação, com oito pontos de vantagem para o vice-líder, e faturou seu décimo título da competição. Apesar da conquista, o início do clube no torneio não foi dos melhores e se assemelha de 2020.
Assim como na atual temporada, o Palmeiras trocou de treinador ao longo de 2018. Após 44 jogos, Roger Machado foi demitido por conta do desempenho ruim no Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Verdão ocupava a sétima colocação ao final da 15ª rodada, com 23 pontos, oito a menos que o então líder Flamengo.
Em 2020, Vanderlei Luxemburgo foi demitido em circunstâncias similares. Assim como Roger, o veterano comandante também levou o Alviverde à melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, chegou na final do Campeonato Paulista (ao contrário de Roger, venceu o Corinthians na decisão) e foi mandado embora por conta da campanha na competição nacional. Depois de três derrotas consecutivas, Luxa deixou a equipe em sétimo lugar, com 23 pontos, na 16ª rodada.
Nas duas ocasiões, o Palmeiras passou a ter resultados melhores com a chegada dos novos técnicos. Em 2018, Luiz Felipe Scolari assumiu o time e, assim como Abel Ferreira, chegou nas semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores. O atual treinador do Verdão, no entanto, não quer repetir o desempenho de Felipão e busca uma vaga nas finais dos dois torneios.
No Brasileirão, por outro lado, o português quer ter o mesmo fim do antigo comandante, hoje no Cruzeiro. Na 25ª rodada de 2018, o líder da competição era o São Paulo, situação que se repete no presente. Apesar de ter ficado oito pontos atrás do rival durante a campanha, o Alviverde se recuperou, aproveitou os tropeços do Tricolor no segundo turno e sagrou-se campeão.
Um dos momentos mais importantes da última conquista nacional do Palmeiras foi a vitória sobre o São Paulo, no Morumbi, na 28ª rodada. O triunfo encerrou um tabu de 16 anos, deixou o Verdão na liderança isolada do Campeonato Brasileiro e colou o time comandado por Diego Aguirre em crise. Dois anos depois, as duas equipes voltam a brigar pela competição e vão se enfrentar novamente no Morumbi, dessa vez pela 34ª rodada.
O próximo desafio do grupo de Abel Ferreira, no entanto, é contra o Internacional, neste sábado, no Beira-Rio. Válido pela 26ª rodada do Brasileirão, o confronto também será crucial para o Palmeiras na busca pela liderança, já que o Colorado é o quinto colocado e ainda sonha em voltar para o primeiro lugar.