Olten Ayres comenta sobre medidas para aproximar torcedores da política do São Paulo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Eleito presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo, Olten Ayres comentou sobre a relação dos torcedores com o campo político do clube. Em entrevista ao programa Gazeta Esportiva 1ª Edição, o mandatário revelou possíveis medidas para que ocorra uma aproximação entre toda a comunidade tricolor.
Uma das novidades na nova gestão do Conselho é que as reuniões vão passar a ter transmissões ao vivo. Além disso, Olten Ayres pretende criar um canal de comunicação com os torcedores e sócios.
“Além do fato de pela primeira vez termos uma reunião do Conselho transmitida para toda comunidade tricolor, onde o torcedor, associado e sócio torcedor poderá ver o que acontece dentro do Conselho, nós pretendemos abrir um canal de comunicação com o sócio e com o torcedor, que é o “Fale com o Conselheiro”, onde propostas, sugestões e críticas vão ser recebidas e discutidas nas reuniões, que serão transmitidas ao vivo. Acho que é um ponto importante para dar visibilidade ao Conselho junto à comunidade são-paulina”, afirmou.
O presidente também apontou que será avaliada a possibilidade de os torcedores terem maior influência na política do clube.
“Outro ponto que nós pretendemos fazer para aproximar o torcedor é criar uma comissão que vai avaliar a possibilidade de aumentar a participação do torcedor, do sócio torcedor na estrutura de legitimar o poder. Nós hoje temos um sistema de poder no São Paulo baseado em uma espécie de votação, não quero discutir se é boa ou ruim”, explicou.
“O que nós pretendemos é que essa comissão, auxiliada por alguma grande instituição ou fundação universitária, possa concluir qual o melhor modelo político e de governança e transparência para o São Paulo. Para que a gente possa mudar esse modelo de forma normativa. Independente de quem for o presidente, o diretor, o presidente do Conselho Deliberativo, nós teremos que seguir aquelas normas, e de maneira clara e transparente, dar estabilidade ao São Paulo e preservar a instituição acima de tudo”, completou o conselheiro.
A participação dos torcedores não vai significar, necessariamente, o direito ao voto. Ainda assim, será debatida a ideia de associados participarem de eleições.
“Nessa comissão, um dos itens que será colocado sobre a mesa será a participação do sócio torcedor na eleições do São Paulo. Nós não acreditamos em reformas pontuais, achamos que temos que analisar o todo. O estudo vai ser amplo, e um dos temas que será debatido será a questão do sócio torcedor”, concluiu Olten Ayres.