Há 99 anos, Palmeiras vencia Derby no Natal e impedia título do Corinthians

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Atualmente, o dia 25 de dezembro, data em que é comemorado o Natal, não costuma contar com a realização de jogos de futebol no Brasil. No entanto, Palmeiras e Corinthians já chegaram a disputar um Derby durante o feriado cristão, mais precisamente no ano de 1921.
O Verdão, que ainda era Palestra Itália, enfrentou o Timão pela última rodada do Campeonato Paulista daquele. A equipe do Parque São Jorge precisava de uma vitória simples para conquistar o título estadual. mas o time alviverde aplicou um sólido 3 a 0 e impediu a comemoração do rival.
O clássico foi disputado no Parque Antártica, que havia sido comprado pelo clube palestrino no ano anterior. O Palestra não tinha como alcançar o Paulistano, que já havia jogado na véspera de Natal e conquistado a liderança. Mesmo assim, o Alviverde entrou em campo determinado e venceu com gols de Martinelli, Imparato e Heitor.
Assim, o Paulistano se garantiu na liderança com 39 pontos conquistados e se sagrou campeão da competição estadual. O triunfo ainda fez com que o Palestra ficasse com o vice, com 38. Com a mesma pontuação do rival, o Corinthians terminou na terceira colocação.
Curiosamente, a grande rivalidade do time da colônia italiana era com o Paulistano naquela época, que já tinha sete títulos paulistas até então. O Derby disputado no Natal, entretanto, foi um episódio crucial para que o Verdão tivesse o Corinthians como o principal rival.