Vasco decide demitir técnico Ricardo Sá Pinto

Ricardo Sá Pinto foi contratado em outubro e não conseguiu melhorar o desempenho do Vasco no Campeonato Brasileiro - Foto: Rafael Ribeiro / Vasco

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Vasco confirmou ontem a demissão do técnico Ricardo Sá Pinto. O português não resistiu ao momento ruim da equipe, que briga para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro. Também estão fora da equipe de São Januário o auxiliar técnico Rui Mota, o preparador físico Miguel Moreira, o analista de desempenho Igor Dias e o diretor de futebol André Mazzuco.

"Tomei a decisão de fazer a mudança na comissão técnica a partir também de um entendimento com o vice de futebol (José Luiz Moreira) e com o novo presidente (Jorge Salgado), já que só estarei no cargo por mais aproximadamente 20 dias. Um novo treinador será anunciado em breve", afirmou o atual presidente do clube, Alexandre Campello.

Sá Pinto foi contratado no mês de outubro. O treinador esteve à frente do Cruz-Maltino em 15 partidas, somando três vitórias, cinco empates e sete derrotas, com 10 gols marcados e 19 sofridos.

No momento da chegada do português, o Vasco era o 13º colocado do Brasileirão. Agora, o time carioca ocupa a 17ª posição com 28 pontos.

Ainda não há confirmação de quem vai assumir o comando técnico do Cruz-Maltino - Zé Ricardo é o mais cotado. A equipe ainda terá 12 partidas do Brasileirão para tentar se livrar do rebaixamento.

Mudanças em 2020 - Na luta contra o rebaixamento no Brasileiro, o Vasco vai para o quarto técnico na temporada (sem contar com o auxiliar Alexandre Grasseli).A temporada vascaína começou com Abel Braga. Ele ficou apenas 14 jogos à frente do clube. O retrospecto foi o seguinte: quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Com Abel, o Vasco não avançou para as semifinais da Taça Guanabara. O técnico se despediu, na Taça Rio, após derrota para o Fluminense.

O substituto de Abel Braga foi Ramon Menezes. Com ele, o Vasco viveu os melhores dias. O "Ramonismo" encantou a torcida vascaína. Ramon assumiu o clube no dia 30 de março e ficou até outubro. Foram 16 jogos à frente do Gigante da Colina, com oito vitórias, três empates e cinco derrotas.

Com Ramon, o Vasco chegou a liderar o Brasileiro no início do torneio. Porém, uma sequência de resultados ruins e a eliminação na Copa do Brasil para o Botafogo pesaram e o técnico foi demitido.

Antes da chegada de Sá Pinto, Alexandre Grasseli, então das categorias de base, comandou o Vasco por dois jogos e passou a integrar a comissão técnica do time principal.

Agora, o Vasco vai para o quarto técnico na temporada.