Fábio Santos fecha 2020 invicto pelo Corinthians e cheio de moral

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Fábio Santos chegou ao Corinthians em uma segunda-feira, depois de uma “simples negociação”, como ele mesmo revelou à Gazeta Esportiva. Após apenas dois dias, já foi escalado para estrear como titular.
A missão foi contra o Vasco, em São Januário, quando o Timão ainda carregava o trauma pela goleada sofrida para o Flamengo, na rodada anterior.
Lá se foram pouco mais de dois meses desde o retorno ao clube paulista. Período pequeno, em relação a uma temporada inteira, mas suficiente para o lateral esquerdo fechar o ano de 2020 sob holofotes.
Aos 35 anos, Fábio Santos ainda está invicto pelo Corinthians. A sequência teve nove jogos, seis vitórias, três empates e dois gols, ambos de pênalti.
Fábio Santos foi titular sempre. Além disso, em nenhum momento saiu de campo para ser substituído. Ou seja, foram nove jogos em sequência e completos.
O ídolo corintiano só ficou de fora de três compromissos da equipe: nos embates com o América-MG, pela Copa do Brasil, e no encontro com o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro.
Nos três casos, Fábio Santos foi impedido de jogar por força de contrato, e não por opção da comissão técnica.
Coincidência ou não, nestes jogos, o melhor resultado do Corinthians foi um empate, que, aliás, culminou com a eliminação da equipe no torneio por mata-mata. No mais, o time sofreu duas derrotas.
O retrospecto geral de Fábio Santos no ano também chama atenção.
Antes de ser contratado pelo Corinthians, ele participou de 13 compromissos pelo Atlético-MG, e só saiu de campo derrotado em duas oportunidades: diante do Unión, pela Copa Sul-Americana, e contra o Fortaleza, pelo Brasileirão.
Desta maneira, Fábio Santos vai se despedir de 2020 com 22 atuações e quatro gols. Foram participações em 13 vitórias, sete empates, além dos dois reveses citados acima.
No Corinthians, a contratação de Fábio Santos é avaliada como fundamental para o processo de recuperação do time no Brasileirão.
Ele é visto como responsável, em grande parte, pelo acerto de um sistema defensivo que levou apenas um gol nos últimos seis jogos e também pelas possibilidades que se criaram, a partir daí, para a equipe conseguir acertar a transição na saída de bola.
Fora de campo, dirigentes e funcionários que trabalham no CT Joaquim Grava apontam constantemente para a importância de Fábio Santos no dia-a-dia, nos treinos, nos bastidores, junto aos jovens e na composição do grupo que lidera o elenco.
Por causa desse histórico vencedor, regular e de alta confiança interna, Fábio Santos vai iniciar 2021 como um dos protagonistas do Corinthians, responsável por boa parte da esperança e expectativa incorporadas por torcedores corintianos.