Luxemburgo volta ao Vasco e avisa: 'Não sou covarde'

Luxemburgo já começou a trabalhar no CT cruz-maltino e sua estreia será na próxima quinta-feira, contra o Atlético-GO - Foto: Rafael Ribeiro / Vasco

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Vanderlei Luxemburgo está de volta ao Vasco. O técnico aceitou a "convocação" do clube para ajudar na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Luxa, que iniciou os trabalhos no último sábado, foi apresentado oficialmente ontem.

"Não foi um convite, foi uma convocação. É uma experiência nova esse campeonato de 12 jogos. Estou muito orgulhoso de voltar em um momento em que todos nós temos que nos colocar à disposição. Não vamos brigar contra o rebaixamento, nosso pensamento é a manutenção do Vasco na Primeira Divisão, vendo o momento do Vasco, restando 12 jogos, e o que o Vasco fez por mim", declarou.

"Comecei a carreira aqui. No ano de 2019, consegui botar o Vasco na Sul-Americana. Nesse momento é muito difícil as pessoas aceitarem, mas eu não sou covarde. Estou aqui", completou Luxemburgo.

Faltam 12 jogos para o Vasco no Campeonato Brasileiro. O caminho das pedras para garantir a permanência na Primeira Divisão é justamente nos confrontos diretos contra os times que lutam contra a degola, avisa Luxa.

"Temos cinco jogos de confronto direto. Vamos pensar nisso, a nossa manutenção passa muito
por esses jogos. Conversei com os jogadores, muitos me conheciam. Sabem como eu gosto das coisas", acrescentou.

E o próximo jogo do Vasco é justamente contra um rival direto na luta contra a degola. O Gigante da Colina enfrenta o Atlético-GO, na próxima quinta-feira, em Goiânia.

No retorno ao Vasco, Luxa reencontra boa parte do elenco com quem trabalhou em 2019. Além disso, ele já viveu, no Flamengo, uma experiência parecida de assumir um clube na reta final da temporada com a missão de escapar do rebaixamento.

"A base foi mantida, a base está praticamente aí. Os da base eu também já conhecia. O trabalho vai ser muito facilitado em cima disso aí. Acho que quando a Patrícia (Amorim) me convocou para o Flamengo em 2010, também estava numa situação parecida. Conseguimos escapar e ficamos na Primeira Divisão. Não é uma coisa nova, é uma coisa que eu tenho coragem para fazer. Vamos botar toda a experiência com a
coragem para fazer e arregaçar a manga. Temos muito trabalho a fazer", declarou Luxa.

O Vasco é o 17º colocado do Campeonato Brasileiro, com 28 pontos, em 26 jogos. O Gigante da Colina tem a mesma pontuação do Bahia, primeiro time fora do Z-4, mas perde no critério de desempate - tem uma vitória a menos. Porém, o Cruz-maltino tem um jogo a menos em relação aos rivais na luta contra a degola.