Palmeiras aposta em bom retrospecto contra argentinos para superar River Plate

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O ano de 2021 começa para o Palmeiras nesta terça-feira. Pelo jogo de ida das semifinais da Libertadores, o clube paulista vai enfrentar o River Plate, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Libertadores de América. Para superar o atual vice-campeão sul-americano, o Alviverde aposta em seu bom retrospecto contra equipes argentinas no torneio continental.
Ao todo, o Verdão tem na história 33 partidas contra times da Argentina na Libertadores, com 14 vitórias, 11 empates e oito derrotas, além de 58 gols marcados e 33 sofridos. No momento, são cinco jogos de invencibilidade contra clubes do país vizinho,
Na atual edição do torneio, o Palmeiras já enfrentou uma equipe argentina. Pela fase de grupos, o Alviverde venceu o Tigre duas vezes: uma por 2 a 0, fora de casa, e outra por 5 a 0, no Allianz Parque. O último revés aconteceu em 2019, diante do San Lorenzo, no Nuevo Gasometro, também pela fase de grupos.
Na última vez em que enfrentou um clube hermano na semifinal da Libertadores, no entanto, o Verdão não se deu bem. Em 2018, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari acabou eliminada pelo Boca Juniors após uma derrota por 2 a 0 em La Bombonera e um empate em 2 a 2 em São Paulo. Os duelos ficaram marcados pelas atuações de Darío Benedetto, que marcou três dos quatro gols xeneizes.
O retrospecto contra o River Plate também não é favorável. Em 12 partidas disputadas, foram seis vitórias para o time argentino, três empates e três triunfos alviverdes.
Mesmo assim, o Palmeiras guarda boas recordações de um confronto específico contra o River Plate. Pelas semifinais da Libertadores de 1999, o Verdão derrotou os Millionarios por 3 a 0 no Parque Antarctica, após ter perdido por 1 a 0 no jogo de ida. O resultado garantiu o clube na final que renderia o único título do clube no torneio continental.