Rivais na semifinal, Palmeiras e River Plate lideram estatísticas da Libertadores

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Palmeiras faz uma grande campanha na atual edição da Libertadores. Time de melhor campanha na fase de grupos, o Alviverde está invicto na competição e enfrenta o River Plate nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), em jogo de ida das semifinais. Curiosamente, os dois clubes se alternam na liderança de estatísticas relevantes do torneio continental.
As duas equipes possuem os melhores ataques da atual Libertadores. Enquanto o time argentino marcou 31 gols em 10 partidas, o Verdão balançou as redes 29 vezes no mesmo número de confrontos. Os paulistas, no entanto, foram melhores defensivamente e sofreram apenas quatro gols, contra nove dos hermanos. O clube menos vazado foi o Boca Juniors, com apenas três tentos concedidos.
Segundo o Footstats, o River Plate também lidera no quesito de finalizações certas, com 91 arremates no alvo. O Palmeiras aparece em segundo lugar, com 72 chutes na meta. O aproveitamento dos Millionarios nas finalizações também é melhor: 50,8% contra 47,1%.
A situação se inverte no critério de passes certos. O Alviverde executou com êxito 4068 passes durante o torneio, enquanto a equipe comandada por Marcelo Gallardo realizou 3992. A porcentagem de passes certos do Verdão é de 92%, a maior entre os semifinalistas. O River Plate aparece na sequência com 90%.
O Palmeiras também é a equipe que mais desarma na Libertadores, com certa vantagem em relação ao adversário. Até o momento, foram 181 desarmes corretos do clube paulista contra 161 do time argentino.
Os rivais desta terça-feira ainda figuram no topo da lista de viradas de jogo. O River Plate realizou 55 inversões corretas em 65 tentativas, aproveitamento de 84,6%. Já o Alviverde executou a manobra com perfeição em 43 ocasiões, mas com uma taxa de efetividade de 86%.
Entre os semifinalistas, as equipes também são as duas com maior média de posse. Enquanto o Verdão ficou com a bola em 57,3% do tempo em que esteve em campo, os Millionarios tiveram 54,8% de posse.
Por fim, Palmeiras e River Plate possuem os dois maiores garçons da Libertadores. Os atacantes Rony e Matías Suárez deram sete passes para gol durante o torneio e são os atletas com mais assistências. Além garantir o primeiro classificado para a final, os confrontos no Estádio Libertadores de América e no Allianz Parque também podem definir o dono dos melhores números da competição.