Fifa testa troca por concussão durante Mundial de Clubes

A próxima edição do Mundial de Clubes da Fifa será em fevereiro - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fifa anunciou ontem que testará durante o próximo Mundial de Clubes a disponibilização de uma substituição extra para as equipes em casos de concussão.

Segundo a Fifa, a iniciativa, que será avaliada durante a competição que acontece entre os dias 1 e 11 de fevereiro no Qatar, tem como objetivos: "enviar uma mensagem forte de que, em caso de dúvida, o jogador deve ser retirado; evitar que um jogador sofra outra concussão durante a partida, pois vários incidentes com ferimentos na cabeça podem ter consequências muito graves; reduzir a pressão sobre as equipes médicas para fazer uma avaliação rápida; e estabelecer um procedimento simples que pode ser aplicado em todos os níveis do jogo".

A competição terá um protocolo, segundo o qual, "cada equipe terá permissão para usar no máximo um substituto por concussão em uma partida; esta substituição poderá ser feita independentemente do número de substitutos já utilizados".

Seis equipes já garantiram vaga na próxima edição do Mundial, destaque para o Bayern de Munique, campeão da Liga dos Campeões. A última vaga sairá do vencedor da Libertadores.