Primeira metade do Dakar é superada por portugueses e brasileiros

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Finalmente algum descanso no meio de uma maratona de mais de 7.600 quilômetros de areia, dunas, pedras, terra e muita velocidade. Nesta sexta-feira, a caravana do Dakar chegou a Ha’il, onde os competidores terão o sábado para recuperar forças depois de uma primeira metade de prova muito exigente.
A sexta etapa, iniciada em Al-Qaisumah, teve o estágio cronometrado reduzido de 458 para 347 quilômetros, depois do desgaste provocado pelo percurso da véspera. E brindou pilotos e navegadores com muita areia e dunas.
(Foto: Divulgação)
Entre os carros o dia foi de Carlos Sainz/Lucas Cruz, com o Buggy Mini JCW. Os espanhóis, atuais campeões, aparecem em terceiro na soma das etapas. A liderança prossegue com seus companheiros de time Stephane Peterhansel/Edouard Boulanger, seguidos por Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota Hilux).
Outra Hilux, do lituano Benediktas Vanagas e de Filipe Palmeiro, assegurou o 11º melhor tempo, o que levou a dupla à 13ª posição geral. Os brasileiros Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan (Buggy Century CR6) completaram a especial em 20º e subiram para 16º no acumulado.
Avanço também para Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, com o MINI All4 da X-Raid. Em 21º no dia, aparecem agora em 14º. Ricardo Porém/Jorge Monteiro conseguiram uma animadora 28ª posição com seu Borgward BX7 (posto 24 na geral), enquanto Gintas Petrus/José Marques (Buggy Optimus) vêm em 35º.