Confira quinze acontecimentos marcantes do Dakar 2021

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A 43ª edição do Rally Dakar se encerrou na última sexta-feira. Foram 12 dias de duração e quase oito mil quilômetros percorridos pelo deserto da Arábia Saudita. Durante esse período, muitos acontecimentos se passaram e ficaram marcados. Confira alguns deles:
Frustração na largada
A organização da prova anunciou participação de 321 veículos, mas 35 deles (11%) não passaram na inspeção técnica em Jedá, local da largada. Assim, o grid contou com 286 veículos.

O cerco do covid
Depois de a prova ter sua realização ameaçada pela pandemia, a organização do Dakar montou um rígido protocolo sanitário, que incluía dois testes e uma quarentena antes de o participante poder entrar na “bolha” da competição. Ao todo, foram realizados mais de 2.400 testes do tipo RT-PCR.

Vitória feminina
Cristina Gutierrez, 29 anos, fez história ao vencer uma das doze etapas do Dakar na categoria protótipos, tornando-se a primeira mulher em 16 anos a alcançar a façanha – registrada pela última vez em 2005 pela alemã Jutta Kleinschmidt.

Um olhar para o futuro
Durante o evento o Dakar anunciou que em 2026 todas as principais equipes deverão utilizar veículos com motor a hidrogênio. Em 2030, 100% do grid contará com esta tecnologia menos nociva ao meio ambiente.

Em três continentes
Trinta anos após sua primeira vitória em uma moto, o francês Stéphane Peterhansel adicionou mais uma conquista, garantindo o 14º título do Dakar – seu oitavo a bordo de um carro. Peterhansel é o único piloto a ter vencido nos três continentes onde o Dakar competiu: África, América do Sul e agora na Ásia.

Baixas ao longo do caminho
Dos 286 veículos que largaram no dia três de janeiro, apenas 193 (67%) sobreviveram aos 7.646km percorridos em doze dias.

A pé no deserto
Fato inédito na história, depois de uma discussão durante o percurso do 11º dia, o navegador espanhol Xavier Blanco abandonou em pleno deserto o UTV pilotado por seu compatriota Ricardo Ramilo – que prosseguiu na corrida. Blanco foi mais tarde resgatado pela equipe.

Duas décadas de Dakar
Campeão de 2018 na categoria UTVs, o brasileiro Reinaldo Varela comemorou em 2021 os 20 anos de sua estreia na prova. Varela é o único piloto brasileiro contratado por um time de fábrica, a South Racing..

Recorde precoce
Ao terminar em primeiro na categoria protótipos no segundo dia, o norte-americano Seth Quintero, 18 anos, surpreendeu o Dakar ao se tornar o mais jovem vencedor de uma especial nos 43 anos de história da prova.

Brasileiros I
Novamente os brasileiros foram protagonistas na categoria UTV. Reinaldo Varela/Maykel Justo lideraram seis das doze especiais. Em cinco delas a vitória escapou, mas eles finalizaram o Dakar vencendo a especial do último dia. Navegador do americano Austin Jones, o catarinense Gustavo Gugelmin ficou com o vice-campeonato da edição 2021.

Brasileiros II
Na categoria Carros, o Brasil chegou em 17º lugar com o Mini All4 Racing da dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad. Com um Century Racing CR6, Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan completaram a corrida na 29ª posição.

Tecnologia
O Dakar viu em 2021 a estreia da planilha eletrônica: um tablet colocado no painel que aposentou o caderno de notas dos navegadores. Outra novidade foi o sistema de sinais sonoros nos veículos, comandado por GPS, para avisar pilotos e navegadores de perigos iminentes.

Adeus a uma lenda
Durante o 7º dia de corrida, o Dakar foi abatido pela notícia da morte de uma de suas maiores e lendas. O francês Hubert Auriol, 68 anos, primeiro piloto a vencer tanto nas motos (1981 e 1983) quanto nos carros (1992), faleceu vítima de um ataque cardíaco em Paris, enquanto também lutava contra a covid-19.

Domínio total
Como nas três últimas edições, a canadense Can-Am dominou a categoria UTV. Em 2021, venceu e liderou todos os dias com duplas variadas. A dupla brasileira Leandro Torres e Lourival Roldan é responsável pela única derrota da Can-Am na categoria, em 2017, competindo pela americana Polaris. Em 2021, o título ficou com os chilenos Francisco Lopez Contardo/Juan Pablo Latrach Vinagre.

Acidente fatal
Na sexta-feira (15), último dia de prova, a caravana do Dakar recebeu a notícia do falecimento do piloto francês de moto Pierre Cherpin, 52 anos. Em sua quarta participação na corrida, Cherpin se acidentou na sétima etapa e não resistiu ao ser transferido para um hospital em Paris. Ao longo de sua história o Dakar registrou o falecimento de 31 competidores, além de outras 45 vítimas entre membros de equipes e moradores locais. Por isso, a prova recebeu a alcunha de Rally da Morte.