Parataekwondo: brasileiro é eleito melhor das Américas

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A temporada de 2021, que terá o auge nos meses de agosto e setembro com os Jogos Paralímpicos, começou com excelentes notícias para o paulista Nathan Torquato. Aos 20 anos, o atleta do parataekwondo foi escolhido pelo Portal Mundo Taekwondo como o melhor das Américas de 2020.

"Foi uma honra ainda mais vindo da mídia de maior destaque de Taekwondo em nível mundial", disse o lutador da classe K44, para atletas com amputação de braço. O brasileiro, que nasceu com uma má formação congênita no braço esquerdo, ficou à frente do mexicano Diego Garcia (segundo colocado) e o argentino Juan Samorano (terceiro). "Todos nós estamos classificados para os Jogos Paralímpicos. É claro que em categorias diferentes. Tanto o mexicano quanto o argentino lutam no peso até 75kg e eu, até 61kg. É um trio que representa muito bem o nosso continente ao redor do mundo. As Américas estão crescendo demais por causa dos nossos resultados", completa.

Natural da Praia Grande, em São Paulo, Nathan carimbou o passaporte para Tóquio no Classificatório da Costa Rica em março de 2020.

Aos 20 anos, o jovem assume o posto de um dos favoritos para faturar uma medalha no Japão. "Nós estamos dominando a categoria há bastante tempo e tudo indica que estaremos lá brigando pelo 1º." comenta.

Além dele, Silvana Fernandes (até 58kg) e Débora Menezes (acima 58kg) conquistaram a vaga à Paralimpíada pelo Classificatório continental.