Mais do que rivalidade em jogo

Éverton Ribeiro relembrou o eletrizante clássico de 2019 que terminou empatado em 4 a 4 - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Flamengo e Vasco voltam a protagonizar mais um clássico carioca neste Campeonato Brasileiro, ficando frente a frente hoje, às 21 horas, no Maracanã, pela 34ª rodada da competição.

Restando cinco rodadas para o final da competição, as duas equipes precisam da vitória. Vice-líder, o Flamengo está na caça ao Internacional na busca pelo título, enquanto o Cruz-maltino é o 14º colocado, e precisa se afastar da ameaça do rebaixamento.

Embora a situação na tabela e os objetivos de cada um sejam bastante distintos, clássico é clássico e tudo pode acontecer. No Brasileiro de 2019, com o Flamengo muito favorito, a dupla protagonizou um jogo eletrizante que terminou num empate em 4 a 4.

O Rubro-Negro, entretanto, ostenta uma invencibilidade de 16 jogos neste duelo, com cinco vitórias nas últimas seis partidas. Já o Vasco não vence o rival desde abril de 2016, e, em Brasileiros, há mais de cinco anos.

"Com certeza é um grande clássico, sabemos que eles redobram a atenção contra nós. Ano passado foi um exemplo. Temos que entrar atentos, pensando no nosso jogo para criar chances e fazer gols", disse Éverton Ribeiro, que pediu atenção aos destaques cruz-maltinos.

"Sabemos que é um adversário que marca muito. Temos que ficar atentos, tem jogadores como Benítez e o Cano, que fazem a diferença para eles", completou.

O técnico Rogério Ceni tem uma baixa e uma dúvida em relação à equipe que venceu o Sport por 3 a 0, na última segunda-feira. O goleiro Diego Alves voltou a sentir uma lesão muscular na perna direita e não enfrentará o Vasco. O meia Gerson deixou o jogo se queixando de um entorse no tornozelo direito, mas vem se recuperando bem e tem chance de jogar.

Do lado vascaíno, o zagueiro Leandro Castán foi expulso contra o Bahia no domingo e cumprirá suspensão automática. Ricardo Graça entra na vaga do capitão. No ataque, Vanderlei Luxemburgo pode barrar Talles Magno e lançar Gabriel Pec entre os titulares.

"A gente que é da base e joga no Vasco desde garoto está acostumado a jogar três ou quatro Vasco x Flamengo por ano. No profissional é um pouco diferente, no Carioca você pode jogar uma vez e não jogar na outra. É bom ver o Vasco revelando muitos garotos. O clube tem que fazer assim: mesclar. Quanto mais o Vasco revelar atletas melhor", disse Ricardo Graça.

O zagueiro é visto como uma das joias das categorias de base cruz-maltina. O defensor falou sobre a pressão que os garotos recebem ao subir para o profissional.

"Minha dica para quem é da base é ignorar as críticas destrutivas, ouvir apenas as construtivas. Ninguém caiu aqui de paraquedas. Normal você receber críticas, você vai receber dos seus familiares e da torcida. Quando eu for mal, a torcida vai cobrar. E ela está certa. Pode ser que eu falhe, o importante é saber que atitude eu vou tomar após a falha. Você tem que sempre manter a cabeça no lugar. Quando você está bem não é o melhor do mundo. Quando você está mal também não é o pior do mundo. Críticas fazem parte", declarou.