Rebaixado para Série B, Botafogo já pensa no futuro

Durcesio Mello, presidente do Botafogo, espera começar a anunciar os reforços para a disputada da Série B - Foto: Vitor Silva / Botafogo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Botafogo foi o primeiro clube a ser rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2020. Agora, os esforços da diretoria estão concentrados no planejamento da próxima temporada.

No último sábado, o técnico Eduardo Barroca foi dispensado, e Lúcio Flávio comandará a equipe interinamente nas rodadas restantes.

"O planejamento teve início. A gente deve acabar o campeonato com um interino, que é o Lúcio Flávio, e vamos começar a procura do novo técnico. Já temos três ou quatro nomes que o Freeland me indicou e a gente vai começar as negociações pra ver se traz. Então, a ideia é que ele venha antes, não assuma no Brasileiro, mas já fiquei observando e vivendo o clima do Botafogo, inclusive para ajudar nas contratações", afirmou o presidente Durcesio Mello, em entrevista à rádio "Roquete Pinto".

As limitações financeiras do clube impedem a contratação de um nome de peso. Mas os alvos mais prováveis no momento são de treinadores com bom desempenho na série A, como Mauricio Barbieri (Red Bull Bragantino), Guto Ferreira (Ceará) e Marcelo Cabo (Atlético-GO).

Além de um treinador, o clube trabalha para anunciar os primeiros reforços.

"A gente já vai anunciar uma, quatro ou cinco contratações agora, mas para o resto teria esse técnico. O técnico dessa vez, isso é um sonho meu, eu quero ter um técnico por quatro anos. Acabar com essa cultura de perdeu três jogos manda o técnico embora", completou Durcesio.

Um dos primeiros reforços pode ser um velho conhecido, o zagueiro argentino Joel Carli, que teve seu contrato com o clube encerrado no meio de 2020. O jogador, que está jogando no Aldosivi, da Argentina, moveu uma ação contra o Botafogo e sua volta serviria para dar um desfecho à essa situação.

Cobrança do ídolo - O ex-goleiro Jefferson conhece bem o Botafogo. Ídolo do clube, ele se posicionou sobre o rebaixamento para a Série B.

A reflexão de Jefferson é forte e o ex-jogador cobra mudanças no clube. O ídolo do Botafogo alerta para a necessidade do Glorioso se reestruturar e montar um time com "veia vencedora". Ele também cobra planejamento e profissionalização.

"Não será fácil retomarmos as estradas dos louros sem uma mudança radical na mentalidade de quem gere o nosso futebol, não sem uma séria reestruturação do clube, não sem a profissionalização total e qualificação imediata do departamento de futebol. É fundamental pensarmos grande, ou melhor, gigante, como é o nosso Botafogo", escreveu em seu Instagram.

Com duas passagens pelo Botafogo (2003-2005 e 2009-2018), Jefferson disputou 459 jogos pelo Glorioso, ficando atrás apenas de Nilton Santos e Garrincha na história do clube. Além disso, conquistou três Campeonatos Cariocas, três Taças Guanabara, três Taças Rio e uma Série B.