Vina faz história no Ceará como maior artilheiro do clube no Brasileirão

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A campanha do Ceará no Campeonato Brasileiro de 2020 superou as expectativas da comissão técnica do Vozão. No jogo da 32ª rodada contra o Palmeiras, o Ceará alcançou os 45 pontos que garantem a permanência de um clube na Série A, segundo as estatísticas dos times rebaixados nos últimos anos. Com 18 pontos a serem disputados, o time do nordeste passou também a brigar por vagas em competições internacionais. E é justo trazer o nome do meio-campista Vina como um dos principais responsáveis por esse sucesso.
Com 13 gols no Brasileirão, Vina atingiu – primeiro – uma marca pessoal no Alvinegro, ao tornar-se o maior artilheiro da história do Ceará na primeira divisão. Vale considerar também que ele é o líder em assistências do campeonato, com nove passes para gol. E, em segundo, no quesito coletivo: as 13 vezes que o artilheiro balançou a rede, divididas em 12 jogos, o time venceu oito vezes. Além da disputa do nacional, a equipe cearense venceu também o bicampeonato da Copa do Nordeste e foi até às quartas de final da Copa do Brasil.
Vina marcou contra o Atlético Goianiense, no clássico contra o Fortaleza, na derrota para o RB Bragantino, nos empates com o Goiás e com o Fluminense, nas vitórias contra o Coritiba, Vasco, Bahia, Flamengo e Palmeiras. Por fim, também fez na vitória contra Goiás, em que marcou duas vezes, e na derrota para o Tricolor Carioca.