Seiko Hashimoto assume presidência do Comitê Organizador de Tóquio-2020

Como atleta, Seiko Hashimoto representou o Japão em sete Jogos Olímpicos - Foto: Divulgação / Tóquio 2020

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A japonesa Seiko Hashimoto, que participou de sete Olimpíadas, comunicou nesta quinta-feira que foi escolhida como presidente do comitê organizador de Tóquio-2020, substituindo um homem que renunciou depois de causar furor com comentários sexistas.

Yoshiro Mori, ex-primeiro-ministro japonês de 83 anos, deixou o cargo de presidente da Tóquio-2020 na semana passada depois de dizer que as mulheres falam demais, mais um revés para um evento já ofuscado por um adiamento de um ano e uma oposição pública forte por causa da pandemia da covid-19.

Hashimoto anunciou sua escolha pouco depois de apresentar sua demissão de ministra de gabinete ao premiê, Yoshihide Suga, que a incentivou a realizar uma Olimpíada bem-sucedida.

"Eu, Seiko Hashimoto, fui selecionada como chefe do comitê organizador da Olimpíada e da Paralimpíada de Tóquio", disse ela em uma reunião na qual foi escolhida como a nova chefe. "Como estou assumindo uma responsabilidade tão séria... sinto que preciso me preparar."

Hashimoto enfrenta uma série de questões difíceis, como se encarregar de um dos maiores eventos esportivos do mundo menos de meio ano antes de seu início e proteger atletas e autoridades do coronavírus.