Palmeiras só deixou de usar atletas da base em um jogo no Brasileirão

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Após passar anos investindo pesado em contratações, o Palmeiras mudou de filosofia nesta temporada. Com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, o clube decidiu olhar mais para as suas categorias de base, e a aposta acabou dando resultado.
Das 37 partidas disputadas pelo clube no Campeonato Brasileiro até o momento, em 36 tinham pratas da casa na formação palestrina.
O único compromisso que não contou com jovens formados no clube, nem mesmo saindo do banco de reservas, foi contra o Grêmio, no dia 15 de janeiro deste ano, pela 30ª rodada do Nacional, no Allianz Parque. Na ocasião, houve um empate de 1 a 1, com gols de Raphael Veiga e Diego Souza.
Já nas outras 36 partidas, pelo menos uma Cria da Academia iniciou entre os titulares. Os que mais participaram foram os meio-campistas Gabriel Menino e Patrick de Paula, com 27 jogos cada. Na sequência, aparecem Gabriel Veron com 19, Danilo com 17, Wesley com 14, Gabriel Silva com 12, Lucas Esteves com nove, Renan com sete, Fabrício e Pedro Acácio com três e Marcelinho e Vanderlan com um.
Ao todo, portanto, foram dez garotos das categorias de base que ganharam chances no elenco principal. E um importante fator que contribuiu para isso foi o alto úmero de jogos que o Alviverde realizou nesta temporada. Brigando pelo título da Copa do Brasil e da Libertadores, o técnico Abel Ferreira se viu obrigado a rodar o seu elenco em alguns jogos do Brasileirão, abrindo espaço justamente para os jovens.
Nesta quinta-feira, inclusive, diante do Atlético-MG, a tendência é que Abel Ferreira poupe seus principais jogadores para a final da Copa do Brasil. Com isso, alguns dos garotos devem ganhar mais uma chance de mostrar seu futebol