Tóquio-2020 deve ocorrer sem torcedores estrangeiros

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio-2020, previsto para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto, se inclina para determinar a ausência de espectadores procedentes do exterior, informou a imprensa japonesa ontem, mas a decisão final será adotada no fim de março.

O governo japonês, a cidade de Tóquio e o Comitê Organizador se inclinam pela celebração do evento apenas com o público local, segundo vários meios de comunicação, incluindo o jornal
"Yomiuri".

As autoridades temem que o fluxo de visitantes estrangeiros coloque em perigo a população japonesa, muito hesitante a respeito da celebração dos Jogos.

"Como a propagação do coronavírus prossegue em todo o país, decidiram que autorizar a entrada de visitantes estrangeiros em larga escala apenas aumentaria a ansiedade da população", afirma o "Yomiuri".

A segurança dos japoneses é a "prioridade", declarou na quarta-feira a presidente do Comitê Organizador, Seiko Hashimoto, após uma reunião com funcionários do Comitê Olímpico Internacional (COI), do governo japonês e da cidade de Tóquio.

Todas as partes concordaram em adotar uma decisão até o fim do mês, provavelmente antes do início do revezamento da tocha olímpica, marcado para 25 de março.

Mas as declarações dos participantes da reunião de quarta sugerem que não serão autorizados torcedores de fora do país.

O presidente do COI, Thomas Bach, declarou que os organizadores devem se concentrar no essencial dos Jogos Olímpicos.