Flu pode ter pedreira na fase de grupos da Libertadores

O técnico Roger Machado já pensa na equipe do Fluminense para o início da disputa da Taça Libertadores da América - Foto: Mailson Santana / Fluminense

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A conquista do Palmeiras na Copa do Brasil garantiu o Fluminense na fase de grupos da Taça Libertadores da América. Com isso, os tricolores ganharam tempo para se preparar para a principal competição continental da temporada. O time vai ficar no pote 3 no sorteio que será feito na Conmebol, no dia 9 de abril. Assim, os tricolores podem ter uma pedreira logo de cara.

No pote um os cariocas podem ficar no grupo de River Plate, Boca Juniors, Cerro Porteño, Olímpia e Nacional ou Peñarol. No pote 2, os adversários podem ser os seguintes: Defensa y Justicia, Santa Fé, Racing, LDU, Universidad Católica e Barcelona. Já no pote 4 terá os quatro times vindos da Pré-Libertadores e mais Deportivo La Guaíra, La Calera e Always Ready.

A situação no Uruguai ainda está indefinida. O Nacional está praticamente classificado. Já o Peñarol disputa a outra vaga com o Montevideo City Torque. Se o City avançar ficará no pote 4.

Assim, em um cenário pessimista, o Fluminense pode cair no grupo de River Plate, LDU e Santos ou Grêmio. Já na otimista, os tricolores podem cair com Cerro Porteño, Universidad Católica e La Guaíra. O Tricolor não pode ficar no grupo de outros clubes brasileiros, exceto os que vierem da Pré-Libertadores.

Recuperação - O Fluminense está na lanterna do Campeonato Carioca após duas rodadas. O Tricolor, assim como Flamengo e Vasco, decidiu iniciar o estadual com um time alternativo, mas o desempenho foi abaixo do esperado.

O grupo formado por jovens do sub-23, sub-20, sub-17 e alguns titulares, perdeu de virada na estreia para o Resende, por 2 a 1. No último domingo, entretanto, o Tricolor passou vexame no Maracanã ao cair por 3 a 0 diante da Portuguesa.

O técnico Aílton admite que o time foi muito mal no segundo jogo, mas elogiou o desempenho na estreia.

"Foram dois jogos diferentes. Contra o Resende, jogamos muito. Saímos satisfeitos mesmo com a derrota. Agora, fomos mal no primeiro tempo, e perdemos chances. No segundo tempo, foi muito ruim. O forte deles era a transição, cedemos o contragolpe. O nosso segundo tempo é para apagar da história. Espero que não se repita. Enfrentamos um time experiente, mas vamos ter de corrigir muita coisa", afirmou.

O time terá a semana de preparação para o Fla-Flu, marcado para o próximo domingo, no Maracanã. O treinador espera "virar a chave" rapidamente e ver a equipe focada no clássico. O Flamengo é o vice-líder e uma das duas equipes que têm 100% de aproveitamento na competição.

"Estou triste demais, mas já temos que virar a chave. Tem clássico no próximo fim de semana, e clássico é muito aberto. Para que consigamos diante do Flamengo a nossa primeira vitória", disse
Ailton.