Palmeiras nunca perdeu para rivais paulistas atuando fora do estado de São Paulo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Após algumas reviravoltas no calendário, o Palmeiras irá a campo nesta quarta-feira, quando enfrenta o São Bento, às 22 horas (de Brasília), com mando do time adversário, em jogo atrasado da terceira rodada do Paulistão. O duelo, no entanto, não será no estado de São Paulo, e sim no interior do Rio de Janeiro, em Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira.
Será, portanto, a primeira vez na história do Campeonato Paulista que jogos do torneio acontecem fora de São Paulo. Entretanto, não será uma novidade para o Alviverde enfrentar paulistas fora do estado. Isso já ocorreu 12 vezes, e em nenhuma o Verdão saiu derrotado de campo. Ao todo, são nove vitórias e três empates, além de 27 gols marcados e oito sofridos.
A primeira vez foi em 1934, quando o então Palestra Itália venceu o amistoso contra o Esportiva Sanjoanense-SP em Poços de Calda, Minas Gerais, por 6 a 3. Depois, em 1976, enfrentou o São Paulo, no Estádio Regional Willie Davids, em Maringá (PR), pela Taça Maringá (empate de 1 a 1); em 1980, o Pinhalense-SP no Municipal de Jacutinga (SP), em amistoso (vitória de 6 a 1); em 1984, novamente o São Paulo, desta vez no Estádio do Café, em Londrina (PR), pelo Torneio Cinquentenário de Londrina (triunfo por 2 a 0); 1987, Corinthians, em Campo Grande (MS), pelo Torneio Governador Estado do MS, no Estádio Pedro Pedrossian (empate por 1 a 1).
Mais tarde, em 1993, houve mais um clássico pelo São Paulo, este disputado na cidade de Cádiz, da Espanha, pelo Torneio Ramón de Carranza. O Palmeiras venceu por 2 a 1, com gols de Jean Carlo e Maurílio.
Em 1995, ainda teve outro jogo com o São Paulo, agora em Campo Grande (MS), no Estádio Pedro Pedrossian, pelo Campeonato Brasileiro (2 a 0). Na sequência, enfrentou Corinthians, em 1998, na Fonte Nova, em Salvador, pela Taça Maria Quitéria (1 a 1); o União São João, em 2002, no Estádio Luís Cardoso, em Jacutinga (MG), em amistoso (2 a 0); o Guaratinguetá, em Londrina, pela Série B do Campeonato Brasileiro; e a Ponte Preta, em 2015, na Arena Pantanal, pelo Brasileirão (2 a 0).
Já o duelo mais recente do Alviverde contra rivais paulistas fora de São Paulo foi no dia 30 de janeiro de 2021, quando o Palmeiras derrotou o Santos por 1 a 0, no Maracanã, pela final da Libertadores. Breno Lopes, já nos acréscimos do segundo tempo anotou o tento que garantiu o caneco ao time de Abel Ferreira.