Mancini tem preferido Corinthians mais experiente até no Paulista; veja detalhes

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Na última sexta-feira, depois do Corinthians conseguir a classificação à terceira fase da Copa do Brasil apenas nos pênaltis diante do Retrô, Vagner Mancini usou o caráter decisivo do torneio para justificar a estratégia de apostar nos jogadores mais experientes do elenco.
O técnico avisou também que as promessas que subiram há pouco tempo das categorias de base do clube terão mais espaço no Campeonato Paulista, e ainda prometeu mexer no time devido a ausência de evolução no desempenho da equipe.
A Gazeta Esportiva, então, levantou a média de idade dos times do Corinthians que foram a campo na temporada 2021, tanto das escalações titulares quanto da composição com os atletas que entraram no decorrer dos jogos (Veja ao fim do texto).
O que se percebe é que Vagner Mancini deu um espaço maior aos mais jovens no período que o elenco ficou bastante desfalcado pelo surto interno de covid-19.
Quando teve os jogadores mais experientes à disposição novamente, mesmo no Paulista, Mancini voltou a deixar a garotada no banco de reservas.
Na vitória sobre a Ponte Preta, por exemplo, ocasião que Mancini chegou a escalar zagueiros nas laterais por causa do excesso de desfalques de última hora, o Corinthians teve um time titular com média de 23,4 anos de idade.
Antes, na primeira rodada do Estadual, o treinador também não tinha todos à disposição ainda e aproveitou para promover estreias. Foram 15 atletas utilizados contra o Red Bull Bragantino e, ao fim, uma média de idade de 21,6.
O cenário começa a mudar a partir do momento que os jogadores vão sendo liberados para atuar, recuperados da covid-19. Mesmo nos compromissos pelo Paulista, Mancini volta a preterir os mais novos.
Contra o São Caetano, o time titular já teve média de idade de 27,6.
Diante do Mirassol, o número subiu para 28,8, muito próximo do que Mancini colocou em campo na Copa do Brasil, contra o Retrô, quando o Corinthians entrou em campo com média de 28,9 anos de idade e o treinador preferiu cortar quatro jovens até do banco de reservas: Guilherme, Raul, Xavier e Matheus Araújo.
Portanto, apesar da reformulação no elenco, Vagner Mancini ainda não parece se sentir à vontade para escalar os garotos no time titular. A confiança maior segue em cima daqueles que estão tendo oportunidades desde a temporada 2020.
Rodrigo Varanda, 18 anos, é uma exceção. Ele atuou os últimos sete jogos como titular. Além dele, da leva recém promovida, apenas Antony teve a chance de sair jogando uma vez, mas acabou sacado no intervalo. Os demais, no máximo, ganharam alguns minutos nas etapas finais dos jogos.
Além do cuidado para não “queimar” nenhuma promessa do clube, o técnico também ressaltou, no último domingo, que os treinos, fechados à imprensa, têm sido fator determinante para as escolhas.
“É importante que a gente renove a equipe, mas temos de saber que nem todos que subiram estão prontos ainda. Esse é um feeling de quem está no dia-a-dia com eles. É necessário que a gente tenha um pouco de paciência, mas todos vão ter suas oportunidades”.

Escalações do Corinthians no Campeonato Paulista:

Contra o Red Bull Bragantino:
Cássio; Bruno Méndez, Jemerson, Gil e Lucas Piton; Gabriel (Cazares), Cantillo e Ramiro; Rodrigo Varanda (Mosquito), Matheus Vital (Gabriel Pereira) e Léo Natel (Cauê)
Média de idade do time titular: 25,6
Média de idade entre todos utilizados: 21,6
Contra o Palmeiras:
Matheus Donelli; Bruno Méndez, Jemerson, Gil e Lucas Piton; Roni e Cantillo (Xavier); Mateus Vital (Antony), Cazares (Otero) e Rodrigo Varanda (Luan); Jô
Média de idade do time titular: 24,5
Média de idade entre todos utilizados: 24,4
Contra a Ponte Preta:
Matheus Donelli; Bruno Méndez, Jemerson, Gil e João Victor; Cantillo, Roni, Luan (Araos), Mateus Vital (Adson) e Antony (Jô); Rodrigo Varanda (Otero)
Média de idade do time titular: 23,4
Média de idade entre todos utilizados: 24,2
Contra o São Caetano:
Cassio; Fagner (João Victor), Jemerson, Gil e Bruno Méndez; Gabriel; Rodrigo Varanda (Gabriel Pereira), Otero, Luan (Vitinho) e Mateus Vital (Antony); Jô
Média de idade do time titular: 27,6
Média de idade entre todos utilizados: 25,6
Contra o Mirassol:
Cássio; Fagner (Bruno Méndez), Jemerson, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Ramiro (Camacho) e Otero; Gustavo Mosquito (Léo Natel), Rodrigo Varanda (Cazares) e Jô (Cauê).
Média de idade do time titular: 28,8
Média de idade entre todos utilizados: 27,4

Escalações do Corinthians na Copa do Brasil:

Contra o Salgueiro:
Cássio, Fagner (Bruno Méndez), Jemerson, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Ramiro (Camacho) e Otero (Cazares); Rodrigo Varanda (Gabriel Pereira), Mateus Vital e Jô (Cauê).
Média de idade do time titular: 28,8
Média de idade entre todos utilizados: 27,1
Contra o Retrô:
Cássio; Fagner, Jemerson, Gil e Fábio Santos; Gabriel; Gustavo Silva, Otero (Piton), Cazares (Ramiro) e Rodrigo Varanda (Léo Natel); Jô
Média de idade do time titular: 28,9
Média de idade entre todos utilizados: 27,7

Lista de jogadores utilizados por Mancini na temporada 2021:

Goleiros
Cássio – 33 anos
Matheus Donelli – 18 anos
Laterais
Fábio Santos – 35 anos
Fagner – 31 anos
Lucas Piton – 20 anos
Zagueiros
Gil – 33 anos
Jemerson – 28 anos
João Vitor – 22 anos
Bruno Méndez – 21 anos
Volantes
Camacho – 31 anos
Gabriel – 28 anos
Ramiro – 27 anos
Cantillo – 27 anos
Xavier – 21 anos
Roni – 21 anos
Meias
Otero – 28 anos
Cazares – 28 anos
Luan – 28 anos
Araos 24 anos
Mateus Vital – 23 anos
Vitinho – 21 anos
Gabriel Pereira – 19 anos
Atacantes
Jô – 34 anos
Léo Natel – 24 anos
Gustavo Mosquito – 23 anos
Adson – 20 anos
Antony – 19 anos
Rodrigo Varanda – 18 anos
Cauê – 18 anos