Santos festeja 65 anos de seu primeiro título internacional

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Há 65 anos, em 1956, o Santos faturava o primeiro título internacional – o Torneio Internacional Roberto Gomes Pedrosa. A competição reuniu equipes de países vizinhos e teve a decisão realizada no Pacaembu.
Campeão paulista do ano anterior, o Santos chegou badalado na competição e conquistou a Deusa Alada, como é chamado o troféu, de forma invicta. Foram quatro jogos, quatro vitórias e 17 gols marcados.
O Peixe despachou duas vezes o argentino Newell’s Old Boys, o Boca Juniors e a equipe do Nacional, do Uruguai. A finalíssima, contra a equipe rosarina, terminou em 5 a 2 para os brasileiros – com dois gols de Pagão, e um tento de Pepe, Vasconcelos e Del Vecchio.
O centroavante Pagão foi destaque não somente na final, mas durante todo o torneio, terminando a competição como artilheiro, com cinco gols marcados.
O alvinegro praiano entrou na decisão com: Manga, Hélvio e Feijó; Ramiro, Zito e Urubatão; Alfredinho, Jair Rosa Pinto, Pagão, Vasconcelos e Pepe. O comando técnico da equipe era de Lula.