Chapa liderada por Wlamir Motta Campos vence eleições da CBAt

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Nesta terça-feira, a chapa “Foco no Atleta”, liderada por Wlamir Motta Campos, foi eleita para o Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A Assembleia Geral Ordinária foi realizada em caráter virtual por causa da pandemia da covid-19, e o mandato é válido até 2024.
A votação, aliás, foi antecedida por polêmica e decisões judiciais. Isso porque a Comissão Eleitoral da CBAt decidiu inabilitar a chapa “Foco no Atleta”, pelo fato de Dilson Rodrigues Belfort, um dos integrantes, ser funcionário público. A chapa encabeçada por Wlamir, então, entrou na Justiça e teve liminar favorável para participar do pleito.
“Parabéns ao atletismo brasileiro e aos integrantes da Assembleia Geral. Depois de 35 anos, tivemos duas chapas concorrendo nas eleições. Vamos redemocratizar o nosso esporte, com uma visão mais humanizada. Infelizmente tivemos de recorrer ao Judiciário. Estendo a mão aos meus adversários. O objetivo é quebrar muros e construir pontes. O atletismo é esporte de gente simples e nobre. Agradeço aos integrantes da Comissão de Atletas, aos Medalhistas Olímpicos, treinadores, árbitros, dirigentes, a toda comunidade atlética”, disse o novo mandatário.
Com Wlamir já empossado, foram eleitos Edson Luciano Ribeiro, dono de duas medalhas olímpicas, como vice-presidente, Ubiratan Martins Junior e Dilson Rodrigues Belfort, como representantes das federações, e Rosemar Coelho Neto Menasse, representante dos medalhistas olímpicos.
“Foco no Atleta” recebeu 40 votos, com peso 85, contra 26, com peso 43, da chapa “Atletismo com Diálogo, Respeito, Ética e Transparência”, encabeçada por Warlindo Carneiro da Silva Filho, que tentava a reeleição, mas encerrou o seu mandato na presidência nesta terça-feira.
O colégio eleitoral é formado pelos representantes das Federações Estaduais, pelos membros da Comissão de Atletas, dos Medalhistas Olímpicos, de representantes dos treinadores, dos árbitros e dos clubes classificados no Troféu Brasil e nos Campeonatos Brasileiros das categorias sub-20 e sub-18.
Wlamir foi atleta do arremesso do peso, bicampeão sul-americano juvenil, Consultor Legislativo em Brasília por 28 anos, Mestre em Gestão e Políticas Públicas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Nacional, possui diversos artigos publicados em revistas, periódicos e portais especializados no País e no exterior, Especialista em Processo Legislativo, Direito Legislativo e Orçamento Público, ex-servidor da Câmara dos Deputados com lotações na Comissão de Defesa Nacional, Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias e Lideranças Partidárias. Consultor Legislativo da Federação Nacional dos Policiais Federais por dez anos, Consultor Legislativo da Associação Nacional dos Servidores da Receita Previdenciária há 17 anos, entre outras atividades na ADAB e na Federação Paulista.
Já Warlindo Carneiro da Silva Filho liderou a chapa “Atletismo com Diálogo, Respeito, Ética e Transparência”, que tinha Sandro Ricardo Rodrigues Viana como vice-presidente, Maria Magnólia Souza Figueiredo e Alfim Nunes de Souza, como representantes das federações, e Robson Caetano da Silva como representante dos medalhistas olímpicos,
“Estou muito feliz por ter tido o apoio de uma chapa excepcional, com Sandro, Magnólia, Alfim e Robson Caetano, Estou saindo de coração feliz e agradeço a todos que me apoiaram nos últimos anos, especialmente aos atletas. O título de campeão mundial de revezamentos no 4×100 m masculino, em 2019, foi fantástico. Tive sempre uma relação de respeito com os integrantes de Comissão de Atletas, que também encerra o seu mandato. Parto realmente feliz e quero agradecer a todos os colaboradores da CBAt”, disse.
Warlindo era vice-presidente da CBAt e assumiu a presidência em 2018, após a renúncia do então presidente José Antonio Martins Fernandes.
Foram eleitos também os integrantes do Conselho Fiscal: Erivan Mota Carneiro, Marcos Aurélio Schemberger e Michele de Souza; e do Conselho de Ética: Carlos Alberto Gomes Barbosa, Desirée Emmanuelle Gomes dos Santos, Jeferson Dias Sabino, Marco André De Lazari e Solange Cristina de Jesus Muniz.
A Assembleia Ordinária aprovou por aclamação o Relatório Anual do Conselho de Administração às atividades técnico administrativas do ano de 2020, as contas relativas ao exercício de 2020, acompanhadas do parecer do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, com o balanço auditado por empresa externa e independente e o Projeto de Orçamento Anual para 2021, por proposta do Conselho de Administração.