Niterói: perseverança move projeto social no Caramujo

O projeto Farolho, criado por Juliana, ajuda crianças de 6 a 17 anos de idade - Foto: Divulgação

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma história de talento e esforço desencadeou na criação do projeto Farolho, que está transformando a vida de jovens do Caramujo, em Niterói, que sonham em se tornarem jogadores de futebol. Essa é a trama conduzida por Juliana Conceição dos Santos, de 21 anos, que atua pelo América. Movida pelo foco em seus objetivos, a niteroiense desde pequena sonhava em ser profissional da bola, mas sempre esbarrou nas dificuldades que a vida apresentava.

Filha de mãe solteira, ela enfrentou todas as barreiras e aos 7 anos entrou na escolinha do Flamengo e tentou conquistar seu espaço jogando com os meninos, já que na época tinham poucas escolinhas femininas. Destaque nos treinamentos e campeonatos, Juliana foi se encontrando na carreira e conquistou seu lugar em importantes clubes do Rio de Janeiro conseguindo passagens, além do Fla, por Vasco, Botafogo e outros clubes da Capital, fora experiências em times de São Paulo.

A virada de chave para a niteroiense foi o "Projeto Loirinho" localizado na Comunidade da Coruja, em São Gonçalo, que em 2007 estava selecionando promissoras atletas durante um torneio para ocuparem 2 vagas no time da Seleção Brasileira da modalidade 3 na linha e um no gol. Ju foi uma das selecionadas para vestir a amarelinha em um torneio na Noruega com apenas 17 anos de idade. Como se não bastasse, ela ainda conseguiu levantar o caneco de campeã mundial em um duelo emocionante contra o México na final do Homeless World Cup, em Oslo.

A partir disso, o pensamento de Juliana mudou, o foco era ajudar pessoas com o mesmo sonho que o dela a terem a mesma chance de construir algo importante no futebol. Com 20 anos, ela começou a buscar mudança pelo bairro do Caramujo e pelo povo do qual ela sabe que existem vários talentos que jamais foram visto pela falta de oportunidade.

Sem ajuda financeira, ela deu início a o projeto Farolho, visando dar oportunidades a crianças na rua que querem jogar futebol para terem um apoio técnico, alguém que ensine a maneira certa de se introduzir no meio do esporte, para sonhar com voos maiores. Dessa forma ela vai vivendo o sonho e busca sempre a evolução de todos.