Último título do São Paulo no Campeonato Paulista completa 16 anos

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O jejum de títulos do São Paulo já dura oito anos, porém faz ainda mais tempo que o clube do Morumbi não levanta o troféu do Campeonato Paulista. Neste sábado, o última conquista do Tricolor no estadual completa 16 anos.
Foi em 2005 que o São Paulo pela última vez o gosto de superar os seus rivais e garantir a taça. Naquela edição, 20 times disputavam o campeonato, que seguia o modelo de pontos corridos. Derrotado apenas duas vezes na competição, o Tricolor garantiu a conquista com duas rodadas de antecedência.
Em 3 de abril daquele ano, o São Paulo comandado por Emerson Leão empatou sem gols com o Santos, em jogo disputado na cidade de Mogi Mirim, e conquistou o título do Paulistão. Naquele dia, o São Paulo entrou em campo com: Rogério Ceni; Fabão, Diego Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Junior; Grafite e Diego Tardelli. Renan, Marco Antônio e Luizão foram os jogadores que saíram do banco de reservas.
O título do Paulistão marcou o início de uma temporada mágica para o São Paulo. Nos meses seguintes, o clube do Morumbi viria a conquistar a Libertadores e o Mundial, ambos sob o comando de Paulo Autuori.
Com 21 conquistas, o Tricolor tem menos títulos do Campeonato Paulista do que o Corinthians (30), Palmeiras (23) e Santos (22). Na última temporada, o São Paulo vinha jogando um futebol convincente até março, despontando como um dos favoritos à taça, porém foi eliminado precocemente para o Mirassol, ainda nas quartas de final.