Do poker ao snooker: 5 jogos que podem vir a fazer parte dos Jogos Olímpicos

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Comitê Olímpico se reúne com regularidade para discutir a inclusão de novos esportes nos Jogos Olímpicos. Em 2016, foi anunciado que o beisebol, o karaté, a patinagem, a escalada e o surf fariam parte da edição de Tóquio 2020, que só se irá realizar este ano. Esses esportes foram selecionados de entre uma lista de dezenas de candidatos, que incluiu modalidades como o xadrez ou as artes marciais chinesas.
Para se tornar em um esporte Olímpico, um jogo tem que respeitar uma série de requisitos mínimos. Esses incluem a existência de uma organização federada (como é o caso da FIFA) que possa garantir que os atletas compitam de forma limpa e segura.
Além disso, o jogo deve ser praticado por um número significativo de atletas, ou seja, ser minimamente popular. Finalmente, certos esportes (como os jogos que envolvem propulsão mecânica) não estão autorizados a apresentar uma candidatura perante o Comitê Olímpico.
Sendo que em 2020 o Comitê anunciou que o breakdance e o skate fariam parte da edição de 2024 dos Jogos, nós decidimos lembrar outros cinco jogos que têm fortes hipóteses de vir a fazer parte do catálogo Olímpico. Aqui estão eles:
Poker
Pode parecer estranho, mas o poker é um jogo bem mais competitivo do que muita gente acredita. Em 2016, esportes mentais como o xadrez ou o bridge (que também se joga com cartas) não tiveram muita sorte quando apresentaram sua candidatura ao Comitê Olímpico. Mas pode ser que o destino do poker seja diferente.
O poker é altamente regulado em suas versões físicas e online e conta, acima de tudo, com um elevado nível de popularidade. Além disso, organizações como a IFMP (International Federation of Match Poker) garantem que os torneios de poker se realizam de forma limpa, consistente e segura.
Jogado por milhões no Brasil e em todo o mundo, o poker conta com uma vibrante cena competitiva internacional. Embora existam vários tipos de poker, como o 7-Card Stud ou o até jogadores de futebol gostam de se dedicar ao snooker em seus tempos livres! Finalmente, o snooker conta com uma evoluída federação internacional: a IBSF (International Billiards and Snooker Federation).
A não-inclusão do snooker no catálogo de esportes Olímpicos pode, para já, estar relacionada com o facto de o jogo ser pouco reconhecido fora dos países anglo-saxônicos. Embora o snooker seja praticado um pouco por todo o mundo, a maior parte dos atletas federados provém do Reino Unido.