Abel se incomoda com pergunta sobre três zagueiros e valoriza aposta nos jovens da base

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Escalado novamente com três zagueiros, o Palmeiras bateu o Guarani no Estádio Brinco de Ouro da Princesa. Após o triunfo alcançado nesta sexta-feira, o técnico Abel Ferreira demonstrou incômodo ao ouvir novo questionamento sobre a formação defensiva e preferiu valorizar a aposta nos jovens durante o Campeonato Paulista.
“Acho que é uma pergunta muito limitadora para quem vê o futebol de forma global e dinâmica”, disse, sobre os três zagueiros. “O futebol não é número: 3-4-3, 4-3-3 ou 4-4-2. É dinâmica. Mas, tudo bem. Se quiserem fazer a pergunta, vou responder sempre a mesma coisa. Para mim, futebol é dinâmica e não números”, enfatizou.
Contra o Guarani, Abel Ferreira armou a linha defensiva com o estreante Henri e o seguro Renan, dois jovens formados nas categorias de base. Questionado sobre o segundo, autor do gol da virada contra o Universitario, o técnico português foi elogioso e parabenizou, inclusive, seus pais.
“Era isso que eu gostaria que vocês valorizassem: a aposta que estamos fazendo nos jogadores jovens, a oportunidade que estamos dando de vestir esse símbolo que, por si só, é muito pesado”, disse Abel, antes de falar sobre Renan. “Tem se comportado muito bem. Além de grande jogador, é grande homem”, elogiou.
A vitória sobre o Guarani marcou a estreia de Henri, que passou de forma bem-sucedida pelas categorias de base e tem status de promessa no Palmeiras. Aos 19 anos de idade, o jovem zagueiro não fez um bom primeiro tempo e acabou substituído por Rafael Elias no intervalo.
“É um miúdo com muito potencial. Esteve lesionado durante seis meses. Teve ruptura de ligamento, algo que é muito difícil. Acima de tudo, deve estar agradecido pela oportunidade que demos e pela forma como o grupo recebeu. É preciso ter coragem para apostar nesses jovens todos”, reiterou Abel.