São Paulo empata no fim com Corinthians e se livra de mais uma derrota em Itaquera

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A sequência de vitórias do São Paulo chegou ao fim na noite deste domingo, mas poderia ter sido pior. Visitando o Corinthians em Itaquera, pela penúltima rodada da primeira fase do Paulistão, o Tricolor, já classificado, entrou em campo com um time alternativo, saiu na frente, mas sofreu a virada já na reta final da partida e teve de suar para empatar nos acréscimos em 2 a 2. Miranda e Luciano, de pênatli, no último minuto, balançaram as redes para os visitantes. Luan e Mosquito marcaram os gols do Timão.
O São Paulo continua líder do Grupo B e garantiu de maneira definitiva a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paulista. O Corinthians, que também já está classificado para o mata-mata do Estadual, dá um respiro ao técnico Vagner Mancini, tão pressionado nos últimos dias.
Agora o São Paulo volta o foco para a Copa Libertadores. Na próxima quarta-feira, o Tricolor encara o Racing, na Argentina, em duelo que define a liderança do Grupo E do torneio continental. O Corinthians, por sua vez, enfrenta o Sport Hunacayo, pela Sul-Americana, na quinta.
O jogo – O primeiro tempo foi marcado pela forte disputa no meio-campo de jogo. Tentando dominar as ações, o São Paulo tinha pouco espaço para tocar a bola, mas, ainda assim, conseguiu chegar ao gol adversário logo aos oito minutos, quando Vitor Bueno recebeu bom passe em profundidade, invadiu a área, mas bateu em cima de Cássio. O árbitro, todavia, marcou impedimento do atacante.
Se não dava para agredir o adversário com a bola nos pés, coube ao São Paulo tentar nas bolas paradas. E aos 14 minutos, em cobrança de escanteio, o gol veio. Miranda, livre, subiu mais alto que todo mundo para cabecear no cantinho, sem chances para Cássio, abrindo o placar em Itaquera.
Embalado pelo gol, o Tricolor passou a pressionar ainda mais a saída de bola do Corinthians, que passou a errar muitos passes. Desta forma, o time comandado por Hernán Crespo começou a rondar a área rival com mais frequência, primeiro com Galeano, que tabelou pela esquerda e cruzou rasteiro para alguém completar, mas Piton afastou. Depois, após desarme no meio-campo, Vitor Bueno ficou com a sobra e experimentou da entrada da área, e Cássio fez a defesa.
Mas, quando todos imaginavam que o São Paulo iria para o intervalo com a vantagem parcial, o Corinthians empatou. Aos 40 minutos, Piton cobrou lateral rapidamente, Ramiro tocou para Luan e o camisa 7 chegou batendo de primeira, mandando no ângulo. Tiago Volpi ainda tentou se esticar para fazer a defesa, mas a finalização foi realmente impecável.
Segundo tempo
O Corinthians começou a etapa complementar mais ligado e por pouco não virou a partida logo aos nove minutos. Arboleda tentou proteger a bola na lateral direita, mas Otero conseguiu o desarme, Cauê cruzou e Luan, livre, acabou perdendo uma chance incrível na cara do goleiro Tiago Volpi. O São Paulo, por sua vez, respondeu aos 11. Miranda completou de cabeça a cobrança de falta e obrigou Cássio a se esticar para mandar para fora, mas o árbitro marcou impedimento do zagueiro tricolor.
Tentando ir em busca da vitória, o técnico Hernán Crespo promoveu duas substituições: Liziero na vaga de Nestor e Luciano no lugar de Igor Gomes, mas a dinâmica de jogo do São Paulo não mudou. Sem criatividade no meio-campo, o time dependia de bolas diretas, que raramente davam em alguma coisa.
Depois, Pablo e Benítez entraram no São Paulo, enquanto Mosquito substituiu Otero no Corinthians, mas a competitividade no meio-campo realmente não permitia qualquer tipo de lampejo para ambos os lados. Com o clássico completamente travado, faltavam alternativas para jogadas mais “limpas”.
Quis o destino que Mosquito, justamente a alteração feita por Vagner Mancini, tão questionado nos últimos dias, virasse a partida. Aos 40 minutos, Luan enfiou para Fagner, que fez o cruzamento para a área. O atacante corintiano precisou apenas completar no primeiro pau para colocar os donos da casa na frente. Mas, já nos acréscimos, o São Paulo, persistente, teve um pênalti ao seu favor. Roni agarrou Pablo na área, e o árbitro marcou a infração. Luciano foi para a bola e não desperdiçou, garantindo o empate ao Tricolor no apagar das luzes em Itaquera.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 2 SÃO PAULO
Local: Neo Química Arena, em Itaquera (SP)
Data: 2 de maio de 2021, domingo
Horário: 22h15 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Daniel Luis Marques e Evandro de Melo Lima
VAR: José Cláudio Rocha Filho
Gols: Miranda, aos 14 do 1ºT, e Luciano, aos 50 do 2ºT (São Paulo); Luan, aos 40 do 1ºT, e Mosquito, aos 40 do 2ºT (Corinthians)
Cartões amarelos: Luciano, Benítez (São Paulo); Raul, Ramiro, Luan (Corinthians)
CORINTHIANS: Cássio;  Jemerson, Raul e João Victor; Fagner, Gabriel, Ramiro (Roni), Luan (Mateus Vital) e Lucas Piton (Gil); Otero (Mosquito) e Cauê
Técnico: Vagner Mancini
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan, Rodrigo Nestor (Liziero), Igor Gomes (Luciano) e Welington; Vitor Bueno (Pablo) e Galeano (Benítez)
Técnico: Hernán Crespo