Santos tem retrospecto positivo jogando na Bolívia, mas não vence no país desde 2007

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Santos terá um duelo decisivo pela Libertadores diante do The Strongest, na terça-feira, em La Paz. Jogando na Bolívia, o Peixe possui um retrospecto positivo, mas não vence desde 2007.
O clube da Vila Belmiro atuou em solo boliviano em 13 ocasiões, sendo cinco amistosos e oito compromissos pela competição continental. Ao todo, foram oito triunfos, quatro derrotas e um empate, além de 31 gols marcados e 24 sofridos.
A última vitória santista na Bolívia foi pela Libertadores de 2007. Em Santa Cruz de La Sierra, o Peixe venceu o Blooming por 1 a 0 e estreou com pé direito no torneio continental daquele ano.
Desde então, o time da baixada santista encontrou dificuldade para jogar no país, somando três derrotas e um empate em compromissos válidos pela Libertadores. Contando apenas jogos realizados em cidades bolivianas de altitude elevada, o Alvinegro não triunfa desde 2004, quando bateu o Jorge Wilstermann por 3 a 2.
Na última vez em que jogou na Bolívia, no entanto, o Santos não perdeu. Pela fase de grupos da Libertadores de 2017, a equipe comandada por Dorival Júnior arrancou um empate heroico em 1 a 1 com o The Strongest, na altitude de La Paz, e garantiu vaga nas oitavas de final da competição.
Santos e The Strongest se enfrentam na terça-feira, às 19h15 (de Brasília), no estádio Hernando Siles, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Com seis pontos, o Peixe é o segundo colocado no Grupo C.